Tomada ou via USB? Saiba em qual plataforma seu carregador funciona melhor

1 min de leitura
Imagem de: Tomada ou via USB? Saiba em qual plataforma seu carregador funciona melhor
Imagem: CDN2

Mentes audaciosas arquitetam um mundo em que a tarefa de se mesclar ambientes físico e virtual não será mais vista como ficção (é o que propõe o HoloLens, da Microsoft). Mas um inimigo em comum ainda aflige estes tão ousados projetos; fazer com que smartphones trabalhem ao menos dois dias a todo o vapor é um verdadeiro desafio.

E tudo se resume a um componente em especial: a bateria. Já sabemos que cientistas querem a substituição das tradicionais íon-lítio por componentes alumínio-ar. Fato é que até mesmo os cabos usados pelos nossos carregadores podem fazer com que a recarga seja feita de forma mais lenta. Ao plugar seu dispositivo para recarga via USB a um computador, por exemplo, oscilações de energia podem atrasar ou otimizar o abastecimento de seu celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Monitore a recarga

Então que tal avaliar a performance de seu carregador quando conectado a um computador ou a uma tomada? É esta a função do aplicativo Ampere. Ao fazer uso dos recursos do built-in Project Volta (Android 5.0 Lollipop), o software é capaz de exibir informações detalhadas quanto ao status de sua bateria durante o processo de recarga. Oscilações de corrente elétrica e o fluxo real de ampere são dados que podem ser facilmente consultados.

A extensão Ampere é útil também a quem deseja avaliar as variações de desempenho de carregadores não oficiais quando plugados a diferentes plataformas, como a notebooks, computadores de mesa ou a tomadas. O nível da carga é exibido em porcentagem – até mesmo o tipo da bateria e dispositivo são informações listadas pelo aplicativo; a temperatura e a voltagem podem também ser monitoradas.

Notificações técnicas a especialistas em hardware podem ainda ser consultadas (a média em mAh das baterias fica à disposição – saiba mais aqui). O download de Ampere pode ser feito por meio deste link de forma gratuita. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.