Toshiba anuncia nova tecnologia para recarregar aparelhos em poucos minutos

2 min de leitura
Imagem de: Toshiba anuncia nova tecnologia para recarregar aparelhos em poucos minutos

A Toshiba tem se destacado por lançar novos tipos de baterias e alternativas à tecnologia de Li-ion. Há alguns anos, a empresa anunciou a SCiB (Super Charger Ion Battery), uma bateria criada para ter maior duração – de 5 a 6 mil ciclos – e também rápida recarga. Agora ela traz mais inovações, tanto para métodos ainda mais rápidos de carregamento de baterias SCiB quanto avanços na tecnologia de baterias de células de combustível.
Células de combustível

Reprodução: NASAAntes de abordar os novos carregadores da Toshiba, vamos falar um pouco sobre as baterias com células de combustível. Elas funcionam a partir da reação do hidrogênio com oxigênio do ar.

Atualmente, a tecnologia que mais se destaca entre as células de combustível é a DMFC (Direct Methanol Fuel Cell), que funciona com a utilização de metanol, ou álcool metílico – que tem sua principal utilização como solvente industrial. O metanol é responsável por armazenar o hidrogênio para que ele entre em contato com o oxigênio do ar.

Ao lado temos uma imagem da bateria DMFC desenvolvida pela NASA.

Um carregador diferente

A primeira novidade da Toshiba é justamente um carregador para baterias com células de combustível, compatível com aparelhos de conexão miniUSB. É necessário carregar o aparelho com metanol, o que é feito por um pequeno tubo. Apenas 14ml podem gerar duas cargas de um aparelho celular.

A capacidade total do carregador é de 50ml. Segundo a Toshiba, será possível até mesmo carregar metanol em viagens de avião, uma vez que este tipo de carregador se tornará muito popular. Isto é algo ainda bem duvidoso.

Outra questão a ser observada é que baterias comuns podem ser carregadas em qualquer tomada com eletricidade. Por mais que eletricidade seja algo pago, podemos carregar em qualquer lugar, até mesmo em aeroportos, faculdades e empresas.

Se a carga elétrica é tão simples, será que carregar metanol seria assim tão simples? E se sim, qual o custo? Estas questões ainda permanecem uma incógnita, mas mesmo assim, esta tecnologia está evoluindo e deve ser levada em conta.
Carregador SCiB

Reprodução:  ToshibaO outro carregador apresentado pela Toshiba em fevereiro deste ano foi a unidade recarregável para baterias SCiB. O super carregador, aliado a potência deste tipo de bateria, promete atingir até 90% da carga total da bateria em até cinco minutos.

Seu tamanho é semelhante ao de um netbook de 8”. A tecnologia utilizada é chamada de EDLC (Eletric Double-Layer Capacitors), capacitores de camada dupla elétrica, também conhecidos como supercapacitores. E esta tecnologia, relativamente nova, que permite que a bateria seja recarregada até 6 mil vezes sem perder sua capacidade total.

or enquanto, a empresa japonesa ainda não anunciou datas para lançamento destes carregadores no mercado. Acreditamos que o carregador SCiB esteja mais perto de chegar ao mercado, por ser um tipo de tecnologia mais comum, enquanto os carregadores a base de metanol ainda não estão prontos para o grande público.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.