Quer saber como uma bateria de celular fica antes de explodir? Veja aqui

1 min de leitura
Imagem de: Quer saber como uma bateria de celular fica antes de explodir? Veja aqui

No mundo da tecnologia, não é difícil encontrar relatos de pessoas falando de bateria de celular que explodiram por motivos variados. Porém, como é que elas ficam até chegar aos finalmentes? É exatamente isso que um artigo publicado no Journal of the Electromechanical Society mostra como acontece.

Utilizando uma máquina de raio-X, os pesquisadores conseguiram identificar as mudanças que acontecem em uma bateria antes de ela explodir. Para isso, eles tiveram que pegar uma bateria para colocá-la à prova realizando ações que incluíam carregar, descarregar e sobrecarregar o máximo possível.

Caso esteja curioso, basta observar a imagem a seguir:

Processo de mudanças de uma bateria

A primeira imagem mostra uma bateria totalmente funcional e “saudável”, enquanto a outra dá a entender que ela já estava sendo testada quando foi capturada (perceba que há o que parecem ser entradas de ar). Já a terceira exibe o que acontece quando o líquido que há dentro dela se transforma em gás, muitas vezes provocado por superaquecimento ou carregada mais do que deveria.

E aí, imaginou que uma bateria pudesse sofrer as seguintes mudanças antes de explodir? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.