Sempre que vamos comprar um smartphone novo, um dos itens que mais pesa na hora de escolher o modelo ideal é a bateria. Contudo, apenas conferir o valor nominal da capacidade da célula de energia não é o suficiente para saber se ele dura bastante tempo longe das tomadas. Isso porque cada aparelho tem um consumo diferente de energia e pode gastar a carga de sua bateria mais rápido ou mais devagar.

Isso tem muito a ver com os componentes usados na construção do smartphone, mas também é influenciado pelo sistema operacional e pela otimização feita pela fabricante para manter as luzes acessas por mais tempo.

Tem muito a ver com os componentes usados na construção do smartphone, mas também é influenciado pelo sistema operacional

Como as empresas divulgam expectativas de duração de bateria sempre muito otimistas, o pessoal do PhoneArena resolveu comparar os smartphones mais populares lançados em 2016 e ver qual tem a melhor autonomia.

Note no gráfico que, dos cinco primeiros colocados em 2016, três são da Apple. A Google e a Xiaomi são as únicas que conseguiram competir com a maçã no teste do PhoneArena para baterias. No ano passado, entretanto, a Maçã teve a Samsung competindo pesado com seu Galaxy Note 5, que empatou com o iPhone 6s Plus.

O método

Vale destacar que o site tem o seu próprio método de avaliação. Os smartphones tem a sua tela ajustada para brilho em 200 nits, considerado um nível confortável para uso dentro de ambientes fechados. Em seguida, eles executam um teste contínuo de navegação na web sem nenhum segundo de pausa. Isso é muito similar ao teste de bateria do PC Mark, contudo, sem essa questão do brilho.

Vale notar que todos os aparelhos da disputa foram lançados em 2016 no mercado internacional.

Cupons de desconto TecMundo: