Conheça 7 apps que funcionam como otimizador de tempo de bateria no Android

5 min de leitura
Imagem de: Conheça 7 apps que funcionam como otimizador de tempo de bateria no Android

Não importa o quão modesto ou parrudo seja o seu celular: problemas relacionados ao alto consumo de energia são ainda recorrentes. Apesar de ser possível configurar um Android para consumir pouquíssima bateria sem usar nenhum app alternativo, serviços dedicados à melhoria do desempenho cumprem a promessa de viabilizar a usabilidade sustentável de um smartphone.

Neste artigo, você vai conhecer sete aplicações capazes de não apenas melhorar o gerenciamento de energia, mas também de gerar a otimização da performance do seu aparelho. Libere espaço na memória RAM, encerre serviços não fundamentais, que rodam em segundo plano, e desative redes ou sensores a fim de economizar bateria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Economizar bateria desativando algumas das funções nativas do telefone também é possível (entenda)

1 – Otimizador de tempo de bateria (download)

O serviço Otimizador de tempo de bateria (ou “Battery Time Optimizer”, em inglês) conta com dois modos de atuação: é possível tanto ativar as ações automáticas do app quanto configurar de forma individual os parâmetros do software. Para expandir o tempo de bateria, tudo o que você tem de fazer é tocar sobre o botão “Extend Time”.

Ao fazer isso, aplicativos que rodam em segundo plano e a conexão WiFi do aparelho serão encerrados. Se você deseja melhorar as opções de energia, mas quer, ainda, que sua internet continue funcionando, basta apertar o botão “Skip” (“Pular”). Em “Turn Off” (“Desligar”), suas conexões serão desativadas, expandindo a duração da bateria.

O encerramento de apps e das conexões de rede vão gerar a economia de energia

Informações sobre os aplicativos que mais consomem energia podem ser consultadas através do ícone de seta, exibido abaixo do tempo de bateria restante.

Use os botões em destaque para controlar as funções do app

As preferências de sincronização de dados, bloqueio de display, brilho da tela e conexão WiFi ou Bluetooth, por exemplo, podem ser ajustadas manualmente por meio dos botões localizados junto do rodapé – para alterar os tempos de bloqueio e sincronização, toque sobre as respectivas opções e selecione a desejada.

2 – My Battery Saver (download)

Eficiente, fácil de usar e dono de um visual elegante, My Battery Saver é um app dedicado também à economia de energia. Um dos chamarizes é o fato de que, para ativar o modo de otimização, um único toque sobre a tela precisa ser dado.

Tambémm é possível personalizar as ações do aplicativo: tempo de bloqueio de tela, desativação das animações, encerramento de conexão WiFi e Bluetooth e até mesmo o ajuste no nível de brilho podem ser configurados para serem ou não ativados.

Papéis de parede acompanham também este elegante aplicativo

Várias opções de tema acompanham, de quebra, o assistente – quem deseja, além de economizar bateria, implementar o visual do celular pode baixar gratuitamente My Battery Saver através da loja de aplicativos oficial da Google (clique aqui).

3 – One-Touch Battery Saver (download)

Como o próprio nome sugere, One-Touch Battery Saver exige apenas um toque por parte do usuário para funcionar. Como resultado da ação, WiFi, Bluetooth, GPS e a sincronização de dados são desativados. Os alertas por vibração e a luz de fundo do painel também passam a não funcionar através das preferências nativas do app.

Os parâmetros do aplicativo podem ser ajustados manualmente

Mesmo priorizando funções automáticas, One-Touch Battery Saver permite a configuração manual do modo de economia de bateria. Como destaques, há dois estilos de widgets dedicados à melhoria no manuseio do aparelho, além de informações sobre o tempo restante de energia e três diferentes modos de atuação.

4 – Doze – For Better Battery Life (download)

Inspirado no mecanismo nativo de economia de energia lançado com o Android 6.0, Doze – For Better Battery Life é um serviço que, de fato, pode prolongar a vida da bateria. O serviço atua no momento em que a tela do celular está em modo de espera: conexões de rede (2G/3G/4G e WiFi), sincronização de dados e atualização de aplicativos são, assim, interrompidas em função do bloqueio de display.

Os aplicativos que estão em modo de espera "voltam à vida" quando o celular é novamente usado.

Fazer com que o celular “volte à vida” é também bastante fácil: basta desbloquear a tela e pronto. Seus aplicativos voltarão a funcionar normalmente.

5 – Android Optimizer (download)

Android Optimizer é um serviço que tem por objetivo liberar memória RAM através do encerramento de atividades dispensáveis do smartphone. A exclusão de arquivos em cache, registros de apps e de APKs, por exemplo, pode ser ativada a partir das opções de melhoria de performance e de armazenamento do serviço.

Melhore o desempenho do seu celular e economize bateria com este app

Como atividade extra, atalhos que possibilitam a ativação de funções que possibilitam a economia de energia também podem ser acessados.

6 – PowerPro - Economia de Bateria (download)

Consagrado como um dos otimizadores de desempenho mais populares destinados a celulares, PSafe Total é uma suíte completa que permite o monitoramento constante dos dados do telefone. O aplicativo conta também com um antivírus e um arrojado mecanismo de segurança antifurto (confira a análise completa do serviço e baixe também o app de graça aqui!).

Além de possibilitar a exclusão de arquivos dispensáveis e até mesmo de melhorar a tela do aparelho para jogos, o serviço disponibiliza ao usuário um atalho que permite o download da ferramenta PowerPro - Economia de Bateria: confira o tempo restante de carga, veja quais apps consomem energia e também force o desligamento de um ou outro aplicativo através desta interface.

O PowerPro - Economia de Bateria pode ser baixado também através da interface do PSafe Total, em "Gerenciador de bateria"

7 - Greenify (download)

Popularizado a partir de aparelhos com root, Greenify, hoje, não exige mais os privilégios de superusuário para funcionar. Focado na otimização dos sistemas de gerenciamento de energia, o aplicativo conta com ferramentas que podem também melhorar o desempenho do smartphone Android.

O modo experimental de economia de energia baseado no mecanismo Doze pode ser também ativado

A principal função de Greenify é fazer os apps que rodam em segundo plano hibernar, o que resulta numa eficiente economia de energia. Além disso, funções experimentais podem ser ativadas. Mas atenção: para que os principais recursos possam ser usados, é preciso ativar suas opções de acessibilidade.

Botão de economia agressivo baseado no mecanismo Doze, ativação do modo hibernar por meio de atalhos e a remoção de certas notificações são outros dos destaques extras.

...

Atualização: incluímos o app Greenify nesta lista, conforme sugerido pelos nossos leitores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.