Célula de combustível experimental pode manter drone no ar durante uma hora

1 min de leitura
Imagem de: Célula de combustível experimental pode manter drone no ar durante uma hora

Engenheiros sul-coreanos da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang publicaram um estudo falando a respeito de um novo tipo de SOFC (Célula de Combustível de Óxido Sólido) que utiliza aço inoxidável para aumentar a durabilidade e capacidade de armazenamento de energia.

A célula-protótipo foi colocada à prova em um drone, que foi capaz de voar durante uma hora ininterrupta – superando de longe a bateria original do aparelho. A sacada do time de pesquisadores foi substituir o silício por aço inoxidável poroso, que é mais resistente às reações de oxidação e redução. O aço também é muito mais barato e foi capaz de fazer a célula trabalhar a uma temperatura mais baixa que nos SOFCs tradicionais.

As novas baterias sólidas criadas pelos sul-coreanos poderão, no futuro, alimentar smartphones, notebooks, drones e qualquer outro tipo de aparelho eletrônico que exijam baterias de alto desempenho. Por enquanto, os estudiosos estão planejando escalonar o projeto e desenvolver uma célula para o setor automotivo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.