Telegram: como enviar mensagens e imagens secretas para seus amigos

2 min de leitura
Imagem de: Telegram: como enviar mensagens e imagens secretas para seus amigos

(Fonte da imagem: Reprodução/Telegram)

O Telegram chegou com tudo, roubando a atenção da galera e tomando uma parcela de usuários do WhatsApp. Recentemente, fizemos um artigo comparando os dois serviços, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um. Também ensinamos como você pode se cadastrar no Telegram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aproveitando essa onda, hoje vamos mostrar como você pode usar uma das funções especiais do Telegram: os bate-papos secretos. Esse recurso do aplicativo possibilita que o usuário troque mensagens sem que elas sejam visualizadas por terceiros.

A ideia parece boa, não é mesmo? Contudo, você deve estar pensando qual é a real diferença entre essa funcionalidade do Telegram (disponível para iOS e Android) e os chats de outros apps. Bom, antes de mostrarmos como você pode criar uma conversa secreta, vamos ver quais as vantagens desse recurso.

Entenda o bate-papo secreto

Segundo o site oficial do Telegram, os chats secretos servem para que duas pessoas conversem usando um sistema de criptografia “end-to-end” (em que os dados são codificados entre os dois aparelhos que estão conectados).

Isso quer dizer que somente o seu smartphone e do seu contato podem ler as mensagens (que são protegidas com códigos que só existem nesses dois dispositivos). A desenvolvedora do app revela que ninguém pode decifrar as conversas, nem mesmo o próprio pessoal do Telegram.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Devido a essa característica única, as mensagens não podem ser encaminhadas. Também por conta da criptografia, as conversas não são armazenadas na nuvem, visto que o código não pode ser enviado para os servidores do serviço.

O código secreto desse tipo de conversa é uma chave do tipo “Diffie-Hellman” (que possibilita que dois contatos troquem mensagens codificadas através de um canal inseguro). O Telegram gera uma imagem representativa da senha, a qual é idêntica nos dois aparelhos participantes da conversa.

Para garantir ainda mais privacidade e segurança, o Telegram oferece um recurso de exclusão automática de mensagem. Você pode configurar um temporizador para que as informações sejam apagadas após a leitura do conteúdo. É possível configurar desde 2 segundos até uma semana. Ao apagar essas mensagens, elas nunca mais poderão ser recuperadas.

Iniciando uma conversa

  1. Para começar a trocar mensagens basta clicar no ícone de opções (aquele com três quadrados empilhados na vertical) e escolher o item “New Secret Chat”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  2. Depois, o programa irá solicitar a escolha de um contato para que o bate-papo seja iniciado;
  3. Ao indicar um amigo, o chat é aberto em uma nova janela. Todavia, a conversa só é iniciada quando o seu contato aceitar;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. No centro da janela há as informações relativas ao bate-papo secreto. Você pode enviar quantas mensagens quiser;
  5. As imagens, vídeos, documentos e outros detalhes compartilhados também serão mantidos em segredo. Para enviar conteúdos especiais, você pode clicar no ícone do clipe e selecionar um item a ser enviado;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  6. Para ativar a opção de autodestruição das mensagens, clique na imagem do contato e defina um tempo no campo “Self-Destruct Timer”.

Nem tudo é tão secreto

É importante notar que o Telegram não bloqueia a opção de captura de tela, portanto seu contato pode registrar as conversas para compartilhar em qualquer lugar. Além disso, é importante frisar que as conversas iniciadas pela opção “New chat” (através do ícone padrão de conversa) não contam com esse sistema de criptografia. Bom bate-papo e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.