Organização total com docks no melhor estilo Mac OSX

5 min de leitura
Imagem de: Organização total com docks no melhor estilo Mac OSX

Para muitos, a Área de trabalho do computador não é somente um mero plano de fundo. Alguns a tratam como uma extensão de seus gostos pessoais e uma forma de deixar o computador com seu estilo. Por isso diferentes ícones e papéis de parede estão sempre entre as preferências de downloads dos usuários.

Se você está entre esse tipo de usuário, sabe como é importante manter seu desktop organizado, para poder realçar todas as preferências escolhidas com carinho para seu computador. Usuários Mac contam com uma Barra de tarefas muito eficaz nesse quesito, o famoso “dock”, o qual traz uma maneira diferente de organizar atalhos.

Como programas, atalhos e ícones permanecem agrupados em um único local, o acesso é mais rápido, além de deixar a Área de trabalho mais limpa e elegante. Se essa ideia lhe agrada, existem também para o Windows aplicativos que funcionam de forma semelhante e podem ser uma alternativa à Barra de tarefas padrão.

Abaixo, o Baixaki preparou para você uma seleção de programas no estilo do “dock”, para ajudá-lo a organizar seus ícones e aplicativos além de dar um toque moderno à sua Área de trabalho.

RocketDock

O RocketDock é uma barra interativa realmente muito semelhante ao dock do Mac. Esta Barra, ao contrário do padrão do Windows possui animação e é completamente interativa, possibilitando adicionar tudo o que você quiser. Você poderá minimizar janelas, pastas do Windows, programas em execução dentro de um aplicativo visualmente agradável e com ótima funcionalidade.

Ícones arredondados e muito elegantes

Ao utilizar este aplicativo, basicamente você possui todas as funções da Barra de ferramentas do Windows, porém com a possibilidade de adicionar um tema diferente, mudar fontes, cores, posicionamento na tela, tamanho, zoom, efeitos, entre outras. Dessa maneira você combina novos formatos sem perder funcionalidades.

Nexus Dock

O Nexus Dock não se preocupa apenas em ser uma “barra diferenciada”. Além de oferecer acesso rápido a qualquer aplicativo com inúmeras possibilidades de configuração, ele conta com ícones para ferramentas diferenciadas como monitor de uso do processador e de memória RAM, além da previsão do tempo.

Possibilidade de adicionar mais do que uma barra

Ele não está limitado a apenas uma barra, permitindo agrupar seus atalhos em mais de um dock ao mesmo tempo e que podem ser posicionadas onde você deseja em seu desktop. Entre outras definições é possível configurar o agrupamento de tarefas semelhantes, tamanho dos ícones, opacidade, efeitos diferenciados para cada ação, “clicar e arrastar” objetos, entre outros.

ObjectDock

O ObjectDock possui um padrão de aparência um pouco mais simples que os outros dois programas citados acima. Inicialmente, depois de instalado, ele apresenta um ícone que permite acessar as configurações permitidas para o aplicativo. Nela você altera as preferências de temas, aparência, posicionamento, efeitos, conteúdo e gerais.

Outra alternativa ao padrão do Windows

Entre as configurações que podem ser aplicadas a esta Barra você encontra desde funções para determinar qual efeito deve ser apresentado pelos ícones ao passar o mouse sobre eles até alterar completamente a aparência do aplicativo. O ObjectDock permite adicionar novos ícones e atalhos para programas à Barra de tarefas como relógio e previsão do tempo.

Aqua Dock

O Aqua Dock é mais uma alternativa para quem não sabe mais onde colocar tantos atalhos e gostaria de uma solução elegante e funcional. O programa ocupa pouco espaço e tem grande semelhança com o padrão do Mac (um pouco mais antigo que o atual). Infelizmente este aplicativo não é compatível com os Windows 7 e Vista.

Padrão Mac um pouco mais antigo

O complemento é leve e não requer muitos recursos do computador. Ele adota o sistema de “clicar e arrastar” para adicionar (ou retirar) seus atalhos, inclusive a partir do Menu Iniciar do Windows ou diretamente da Área de trabalho. O programa permite modificar o conteúdo e ordem dos atalhos, além dos separadores da barra da maneira que você desejar.

XWindows Dock

Visualmente falando, o XWindows Dock é a opção mais elegante dos aplicativos apresentados até agora. Certamente esse aplicativo agrada aos fãs do Leopard que usam Windows, resolvendo as “diferenças estéticas” do SO em menos de cinco minutos. Para adicionar atalhos, também se aplica o sistema de “clicar e arrastar”.

Ele possibilita acrescentar tanto ícones de programas quanto janelas ativas (minimizadas), pastas e arquivos. Além disso, possui divisórias que podem ser inseridas para organizar o conteúdo. Dessa forma, é possível enumerar categorias (ocultas) no programa e manter sua barra mais organizada.

Além de prático, visualmente muito elegante

Quando você adiciona uma pasta, o XWindows Dock mostra os arquivos contidos nela. Se forem fotos e imagens, quando você clicar verá o conteúdo dela. O mesmo vale para documentos e planilhas.

MobyDock

O MobyDock, assim como os outros docks apresentados, deixa à disposição do usuário aplicativos e programas que são adicionados, apenas por meio de arrastar e soltar na posição desejada na barra. Além disso, como funcionalidade adicional, o programa permite visualizar os programas em execução no Windows.

Valorizando a parte visual, o MobyDock conta com seis estilos visuais bem bonitos. Os estilos são ainda melhores para usuários que utilizam o Windows XP, pois têm as mesmas cores dos temas do sistema. A barra possui animação quando se interage com um de seus elementos e é possível personalizar o padrão de interação dos objetos.

O estilo do MobyDock

A posição padrão da barra é na parte inferior da tela, mas no painel de controle do aplicativo há a opção para colocá-la no topo ou nas laterais, conforme sua preferência.

Circle Dock

O design diferenciado  do Circle DockSe quando você começou a ler este artigo, além de uma nova Barra de tarefas para seu Windows você buscava um design diferente, acaba de encontrá-lo. O Circle Dock, além de funcionar nos moldes dos programas do gênero, proporcionando um atalho para seus programas e aplicativos, é em formato circular ou espiralado.

A inserção de atalhos também é feita por meio de “clicar e arrastar” e você pode ocultar o Circle Dock (caso deseje) utilizando atalhos de teclado disponíveis para tal. Além disso, o aplicativo está totalmente em português, um ponto bastante positivo e que ajuda em muito o uso para iniciantes. Afinal, ele possui vários recursos que agora podem ser explorados com mais facilidade.

Outro ponto interessante do aplicativo é o menu em pilha embutido. Um menu igual ao existente no Mac e que recria a função do aplicativo Standalone Stack, permitindo configurar os ícones e reuni-los em uma pilha, que pode ser acessada facilmente com um único clique. É outra excelente ferramenta para organizar sua Área de trabalho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.