Você sabe o que significa adicionar aplicativos ao menu de contexto do Windows? É como economizar tempo, já que você poderá abrir os programas que quiser sem ter que procurá-los no menu Iniciar.

Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua área de trabalho (ou desktop), você está acessando o menu de contexto do Windows. E é possível inserir nessa pequena caixa alguns atalhos diretos para seus programas mais usados. Sem dúvida é tempo ganho.

Se você possui o Windows Vista instalado em seu computador, basta seguir esses passos.

  1. Antes de tudo, é preciso abrir o Editor do Registro. Para tanto, clique no menu Iniciar, digite "regedit" — sem as aspas — e aperte Enter. Se o sistema lhe pedir permissão para continuar, aceite.
  2. Vá no menu Iniciar e digite regedit

  3. Uma vez dentro do Editor do Registro, localize a seguinte chave: HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell. Então clique com o botão direito do mouse em "shell", vá em Novo e selecione Chave.
  4. HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell

  5. Agora digite o nome do programa que será adicionado ao menu de contexto (no exemplo abaixo utilizamos o Skype).
  6. Abrindo caminho para o menu de contexto

  7. Faça uma operação semelhante ao segundo passo: clique com o botão direito do mouse sobre o nome do programa (no caso o Skype), selecione Novo e Chave.

  8. Operação semelhante ao segundo passo

  9. Dê à esta nova chave o nome command, em letras minúsculas. 
  10. O nome deve ser obrigatoriamente em letras minúsculas

  11. Na seqüência, copie o atalho do executável do programa que será adicionado. No exemplo ilustrado abaixo, foi localizado o Skype, e mantive a tecla Shift pressionada enquanto clicava com o botão direito do mouse sobre ele. Sendo assim, é possível escolher a opção "Copiar como Caminho".
  12. Quase no fim!

  13. De volta à chave command, clique duas vezes sobre o item (Padrão) e cole o atalho dentro do espaço Dados do valor. Dê um OK e feche o Editor do Registro.
  14. O resultado final

Pronto. Se tudo ocorreu como o previsto, você já pode acessar seu programa direto do menu de contexto do Windows. Agora você pode fazer os mesmos passos com diversos outros programas!

Cupons de desconto TecMundo: