Adicione aplicativos ao menu de contexto do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Adicione aplicativos ao menu de contexto do Windows
Avatar do autor

Você sabe o que significa adicionar aplicativos ao menu de contexto do Windows? É como economizar tempo, já que você poderá abrir os programas que quiser sem ter que procurá-los no menu Iniciar.

Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua área de trabalho (ou desktop), você está acessando o menu de contexto do Windows. E é possível inserir nessa pequena caixa alguns atalhos diretos para seus programas mais usados. Sem dúvida é tempo ganho.

Se você possui o Windows Vista instalado em seu computador, basta seguir esses passos.

  1. Antes de tudo, é preciso abrir o Editor do Registro. Para tanto, clique no menu Iniciar, digite "regedit" — sem as aspas — e aperte Enter. Se o sistema lhe pedir permissão para continuar, aceite.
  2. Vá no menu Iniciar e digite regedit

  3. Uma vez dentro do Editor do Registro, localize a seguinte chave: HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell. Então clique com o botão direito do mouse em "shell", vá em Novo e selecione Chave.
  4. HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell

  5. Agora digite o nome do programa que será adicionado ao menu de contexto (no exemplo abaixo utilizamos o Skype).
  6. Abrindo caminho para o menu de contexto

  7. Faça uma operação semelhante ao segundo passo: clique com o botão direito do mouse sobre o nome do programa (no caso o Skype), selecione Novo e Chave.

  8. Operação semelhante ao segundo passo

  9. Dê à esta nova chave o nome command, em letras minúsculas. 
  10. O nome deve ser obrigatoriamente em letras minúsculas

  11. Na seqüência, copie o atalho do executável do programa que será adicionado. No exemplo ilustrado abaixo, foi localizado o Skype, e mantive a tecla Shift pressionada enquanto clicava com o botão direito do mouse sobre ele. Sendo assim, é possível escolher a opção "Copiar como Caminho".
  12. Quase no fim!

  13. De volta à chave command, clique duas vezes sobre o item (Padrão) e cole o atalho dentro do espaço Dados do valor. Dê um OK e feche o Editor do Registro.
  14. O resultado final

Pronto. Se tudo ocorreu como o previsto, você já pode acessar seu programa direto do menu de contexto do Windows. Agora você pode fazer os mesmos passos com diversos outros programas!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Adicione aplicativos ao menu de contexto do Windows