Dicas do Windows 7: como desabilitar o Aero Peek

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como desabilitar o Aero Peek

O AeroPeek é uma das ferramentas mais úteis e inteligentes do Windows 7. Para quem não associou o nome, ele é o conjunto de novidades intuitivas que contemplam a nova barra de tarefas do sistema, como as pré-visualizações das janelas, que facilitam muito a organização e tornam mais ágil encontrar uma página específica em meio a muitas outras.

No entanto, muitas pessoas simplesmente não gostaram dos novos efeitos, em especial quem tem um computador mais simples e notou que as visualizações podem pesar um pouco na parte gráfica do sistema. Neste tutorial ensinaremos a desativar o AeroPeek em poucos passos e de um modo fácil para todos entenderem.

Primeiro modo: retirar apenas a visualização da Área de Trabalho

Ao deslocar o ponteiro do mouse para o canto inferior direito da tela, há um pequeno botão para exibir a Área de Trabalho. Quando passamos o ponteiro sobre esta área – sem clicar sobre ela – uma espécie de visão raio-x mostra a localização de todas as janelas em frente ao Desktop. Se você quer remover apenas este recurso, siga os seguintes passos:

1.    Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “Propriedades”.

2.    Na aba “Barra de Tarefas”, desmarque a seleção “Usar AeroPeek para visualizar a área de trabalho”.

3.    Aplique a mudança.

Desta forma o sistema operacional não usará mais a função ao passar o ponteiro do mouse sobre o botão que exibe a Área de Trabalho.

Segundo modo: retirar todos os recursos do AeroPeek

Esta função elimina todas as funções do AeroPeek no Windows 7, o que inclui as pré-visualizações das janelas abertas no sistema operacional. Para retirar todas as possibilidades trazidas pelo AeroPeek, basta realizar as seguintes mudanças:

1.    Clique sobre o ícone “Computador” com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”.

2.    Selecione “Configurações avançadas do sistema”.

3.    Na aba “Avançado”, clique em “Configurações” dentro da opção “Desempenho”.

4.    Desmarque a seleção “Habilitar o AeroPeek” e confirme a mudança.

Caso as mudanças não se apliquem instantaneamente, pode ser necessário reiniciar o computador para que tudo surta efeito. Se o seu computador é um pouco mais antigo e está com dificuldades para rodar o Windows 7, desativar as opções de qualidade gráfica (na mesma janela que você desativou o Peek) pode ajudar bastante no rendimento da máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.