Seleção de programas para transformar o visual do Windows

3 min de leitura
Imagem de: Seleção de programas para transformar o visual do Windows

Depois que alguns entusiastas conseguiram descobrir uma maneira de alterar o visual do Windows para que temas não originais da Microsoft pudessem ser instalados, a quantidade de modificações visuais para o sistema passou a crescer de tal forma que hoje é raro encontrar um computador residencial, ou até mesmo em um escritório, que não possua algum tipo de mudança visual feita pelo usuário.

Assim, nada melhor do que fazermos um artigo, mostrando para você, usuário, algumas das melhores ferramentas, pacotes e temas para deixar o seu sistema mais bonito, ou mesmo com aparência de algum outro, como MAC OS ou Linux. Não importa a maneira como faremos, o que importa é o que mudaremos.

OBSERVAÇÃO: não falaremos sobre programas como WindowBlinds ou MyColors, pois eles já possuem uma imensa facilidade de uso e sua configuração é muito mais simples e intuitiva do que os temas “independentes”. A intenção é mostrar ferramentas que permitam a instalação de melhorias visuais que possam ser gerenciadas através das Propriedades de Vídeo do próprio Windows (ou Janela de Personalização, no caso do Vista), bem como pacotes de aplicação automática de estilos visuais.

Mudanças visuais no sistema estão na moda.

Ferramentas indispensáveis

O primeiro passo para quem quer fazer qualquer alteração no tema do Windows é fazer o download de programas que modificam alguns arquivos do sistema, que tornarão possível a instalação de qualquer estilo visual. No Windows XP, é necessário aplicar um pacote ao arquivo “uxtheme.dll”. Existem inúmeros programas que fazem a alteração e os mais populares estão presentes no catálogo do Baixaki.

Windows XP

Essa versão do sistema dispõe de programas como o UXTheme Multi-Patcher e o Neowin UXTheme Multi-Patcher. Ambos executam o mesmo procedimento, que é somente a alteração das DLLs necessárias, sem incluir a instalação de qualquer tema. Estes deverão ser baixados separadamente. O Baixaki tem vários temas disponíveis para download. Clique aqui para visitar a categoria que os contém.

Uxtheme

Windows Vista

No Windows Vista, o processo é o mesmo. O destaque fica para o VistaGlazz, que além de modificar os arquivos do sistema para permitir o uso dos temas alternativos, também tem a opção de melhorar o efeito “Aero”, deixando as janelas com transparências diferentes da original.

VistaGlazz

Pacotes completos de transformação

A quantidade de pacotes que se propõem a transformar todo o sistema de uma só vez é imensa. Usuários do Windows XP que não podem, ou não querem, instalar o Vista, podem mudar a aparência do XP, para que ele fique idêntico ao Vista ou até mesmo o Seven, que já está disponível para download, mesmo ainda em versão RC.

Um dos grandes campeões do Baixaki, com mais de 3 milhões de downloads, é o Vista Transformation Pack, um pacotão que altera todos os elementos visuais do Windows XP, deixando-o perfeitamente igual ao seu sucessor. Praticamente toda a funcionalidade do Vista foi incluída, o que permite até que você engane seus amigos dizendo que o sistema instalado é realmente aquele.

Vista Transformation Pack

Se você não se der por satisfeito, tente utilizar o Seven Remix XP, que transformará seu XP não em Vista, mas no Windows que ainda está na versão “Release Candidate”, o Windows 7. Não bastasse isso, você ainda pode baixar o SevenVG Black Theme for Windows XP, que além de deixar o XP com cara de Seven, ainda muda as cores, dando um visual mais escuro ao tema padrão do novo sistema.

Utilitários independentes

Existem aqueles que não querem uma mudança radical, mas que admiram alguns aspectos de outras versões do Windows. Usuários do XP que se enquadram nesse perfil podem, por exemplo, baixar e instalar de forma independente alguns utilitários que fazem alterações em somente partes do sistema. Alguns exemplos são os programas da Lee-soft para o Windows XP, como o ViOrb, ViGlance e ViSplore, que modificam, respectivamente, o botão Iniciar, a Barra de Tarefas e o Windows Explorer.

ViSplore

Mude você também

A moda agora é alterar a aparência do Windows, deixando-o da maneira que você mais gostar. Compartilhe conosco suas experiências no assunto, mudanças que já fez que não foram citadas aqui e sua opinião sobre algum programa que já utilizou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.