Recursos inúteis (ou não) do Windows XP

5 min de leitura
Imagem de: Recursos inúteis (ou não) do Windows XP

A maioria dos usuários do Windows XP já utilizou o sistema logo após ele ser instalado. Algumas opções incorporadas a partir do XP foram configuradas como as opções padrão. Ou seja, sempre que você reinstalar o sistema, será necessário alterá-las novamente para que elas deixem de ser irritantes e parem de atrapalhar. A intenção poderia ser economizar o tempo ou melhorar a experiência do usuário com o sistema, mas em alguns casos o tiro saiu pela culatra.

Veja abaixo alguns dos recursos que muitos não agüentam mais ver e aprenda como desativá-los para diminuir o seu stress e aumentar a velocidade com que você opera o sistema.

Tour do Windows

Logo do Windows XP.Cada vez que você reinstala o sistema operacional, aquele tour chato insiste em aparecer para guiá-lo em uma jornada para descobrir os novos recursos do Windows XP, como se você já não estivesse careca de saber. Se você não clicar na mensagem do tour, ela nunca irá embora. Portanto, execute-o e feche-o em seguida para que a mensagem não apareça mais. Infelizmente não há como desativar totalmente essa opção. Só nos resta conviver com ela a cada formatação do PC.

Assistente de limpeza da área de trabalho

Filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Eu, Robô” e outros títulos que têm por tema o domínio das máquinas sobre os seres humanos, fazem sucesso no cinema por causa de recursos como o assistente de limpeza da área de trabalho do Windows XP. Um recurso no mínimo muito metido, que periodicamente, sem que você mande, insiste em excluir ícones da área de trabalho que ele mesmo acredita que não estão sendo utilizados. Ora, não é porque você não clica em um ícone há alguns dias que isso significa que ele deve ser excluído, não é?

Desmarque a opção de execução automática do assistente.

Por motivos que desconhecemos, a opção para desativar a limpeza da área de trabalho também está escondida, mas nós temos o mapa da mina: clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da sua área de trabalho e, no menu que se abre, clique em “Propriedades”. Clique na guia “Área de trabalho” e depois no botão “Personalizar área de trabalho”. Na nova janela que se abrirá, desmarque a caixa de seleção “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”. Depois clique em OK e esqueça a existência desse assistente.

Painel de Controle

Certamente você já se assustou com a quantidade minúscula de itens do painel de controle a partir do Windows XP. Depois você deve ter percebido que se tratava de uma nova forma de mostrar os itens e também deve ter percebido que não gostou nada da mudança, pois estava acostumado com a maneira antiga de encontrar as opções. Mudar isso é simples, você só precisa abrir o painel de controle e localizar o item “Alternar para o modo de exibição clássico”, que fica na faixa da esquerda da janela. Clique nesse item para que o seu Painel de Controle volte a ser da maneira como você gostava.

Alternando a visualização do Painel de Controle.

Teclas de aderência, alternância e filtragem

O recurso vilão dos viciados em jogos chama-se “Teclas de aderência”. Digamos que você esteja jogando um jogo de luta qualquer, cuja tecla para dar socos é o SHIFT. Como o ótimo jogador que é, você aperta repetidas vezes o SHIFT para acabar com a vida do seu oponente. Porém, depois do quinto gancho de esquerda no estômago do adversário, uma janela aparece em frente ao jogo, interrompendo-o e fazendo você perder a luta (e soltar algumas palavras feias).

Desmarque todas as opções desta tela.

Para desativar as teclas de aderência, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique sobre o item “Opções de acessibilidade”. Desmarque as quatro opções contidas na guia “Teclado”, clique no botão OK e fique tranqüilo, pois nunca mais o Windows interromperá sua diversão.

Barra de idiomas

Além das teclas de aderência, a barra de idiomas pode causar transtornos que você só perceberá depois de o problema tomar proporções maiores, pois ela possui teclas de atalho que alternam entre os idiomas de entrada do teclado. Assim, se ao digitar o “Ç”, você ver um “:” na tela, pode ser que sua barra de idiomas esteja interferindo em sua digitação.

Desative a barra de idiomas.

Usuários falantes de idiomas com alfabetos diferentes do nosso precisam de ferramentas como a barra de idiomas, mas como não é o seu caso, desative-a entrando no Painel de Controle e abrindo o item “Opções regionais e de idioma”. Clique na guia “Idiomas”, depois no botão “Detalhes”. Na janela que se abre, clique no botão “Barra de idiomas” e depois desmarque a opção “Mostrar a barra de idiomas na área de trabalho”.

*Se o seu teclado possui “Ç”, remova qualquer outra opção de teclado que houver na lista, deixando somente a opção “Português (Brasil ABNT)”. Assim você garante que a barra não reapareça “milagrosamente” na sua área de trabalho.

Extensões de arquivo e pastas ocultas

Os tipos de arquivo mais comuns não têm a necessidade de deixar a extensão exibida. Você já pode ter renomeado um arquivo esquecendo-se de incluir a extensão, o que tornou impossível sua abertura, até que você incluísse as três letras depois do ponto. Outro problema é que existem pastas do sistema que devem ficar ocultas para que você não as exclua acidentalmente.

Ocultando extensões e pastas.

Para evitar qualquer dano à estrutura de pastas e aos arquivos do PC, desligue a exibição de arquivos e pastas ocultos e desative a exibição das extensões de arquivos. Entre no Painel de Controle e abra o item “Opções de Pasta”. Clique na guia “Modo de exibição” e role a tela até o final. Deixe marcadas as opções “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional” e “Ocultar extensões dos tipos de arquivo conhecidos”. No item “Pastas e arquivos ocultos”, alterne para a opção “Não mostrar pastas e arquivos ocultos”. Depois é só clicar em OK.

Botões da barra de tarefas

Uma das novidades incluídas no Windows XP foi o agrupamento de aplicativos similares na barra de tarefas. A idéia é ocupar menos espaço, para que os programas abertos não fiquem com botões minúsculos na barra de tarefas, dificultando a leitura. Porém, esse recurso acaba sendo prejudicial, já que faz o usuário perder tempo procurando a janela certa em meio a vários submenus.

Desmarque a opção sinalizada.

Para desativar o agrupamento, clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da barra de tarefas e selecione a opção “Propriedades”, no menu que se abre. Localize e desmarque a opção “Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas” e clique em OK. Agora, por mais que você esteja com uma infinidade de programas abertos, cada um terá o seu próprio botão na barra.

Se você conhece algum outro recurso do Windows XP que seja inútil e fácil de desligar, compartilhe conosco através dos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.