WiGig: conexões sem fio a 7 Gbps

2 min de leitura
Imagem de: WiGig: conexões sem fio a 7 Gbps

O mundo das conexões sem fio é maravilhoso, com elas é possível trocar dados e navegar pela internet sem que haja nenhum cabo prendendo você e seu aparelho. No entanto, o padrão de velocidade das redes Wi-Fi é basicamente o mesmo desde que as conexões sem fio se popularizaram. Nesse meio tempo os aparelhos evoluíram, criando uma demanda por uma banda wireless mais eficiente.

WiGig, também conhecido como “Wireless Gigabit”, é uma nova tecnologia para a transmissão de dados sem fio capaz de transmitir dados até 12 vezes mais rápido que o padrão atual que já se encontra em operação. Tal velocidade de banda suporta streaming de áudio e vídeo em qualidade Full HD. Será este o fim dos cabos para a transmissão de imagem e som ou uma maneira de navegar muito mais rápido pela rede?

Como funciona?

Não se trata de nenhuma tecnologia revolucionária, seu funcionamento é bastante similar à tecnologia Wi-Fi. A principal diferença é que os aparelhos WiGig trabalham em uma frequência de 60 GHz, lembrando que a faixa de 2,4 a 5 GHz do padrão atual. O resultado é um significativo aumento na velocidade: um total teórico de 7 Gbps (quase 1 GB por segundo) contra os 600 Mbps das redes Wi-Fi.

Redes sem fio de até 7 Gbps.

Se por um lado a velocidade é muito maior, por outro o alcance da nova tecnologia é bastante reduzido, algo em torno de 10 a 20 metros. O WiGig não tem por objetivo desbancar o padrão atual de conexões sem fio, mas sim complementá-lo. Os eletrônicos que fizerem uso de tal tecnologia poderão se conectar a qualquer rede Wi-Fi convencional.

A Wi-Fi Alliance, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, afirma que o projeto já está em uso e se mostra estável desde dezembro de 2009. O desenvolvimento de hardwares que suportam a tecnologia também já está aberto, mas os primeiros produtos só devem chegar ao mercado em 2011.

Aplicações

Embora a tecnologia leve o nome “Wi-Fi”, é provável que seu principal concorrente seja o Bluetooth. Uma vez que seu alcance é bastante limitado, o WiGig se mostrou ideal para soluções domésticas de transmissão de áudio e vídeo sem fio. Imagine que desta forma é possível transmitir filmes em Blu-ray do computador direto para a televisão em tempo real sem nenhum cabo.

Imagem de divulgação: wi-fi.org

Já o seu uso em hotspots (cyber cafés e afins) não parece ser seu foco. À medida que o receptor se afasta da fonte emissora sua conectividade cai até atingir o padrão convencional de conexões sem fio. Para tais aplicações o alcance de 100 metros ou mais do padrão Wi-Fi deve continuar em uso.

Em pequenas empresas a solução pode prover maior velocidade para a troca de informações. Porém, o alcance reduzido do aparelho pode tornar a medida inviável ou elevar demasiadamente os custos da implementação, exigindo vários pontos de distribuição de banda.

O que esperar para o futuro?

Várias empresas de renome já demonstraram seu interesse pelo projeto e apoiam os progressos da tecnologia como Microsoft, AMD, Intel, Samsung e NVIDIA entre outros. Se o projeto não fosse promissor, certamente o interesse não seria tamanho. Porém, nenhuma das empresas divulgou qualquer produto que faz uso da Wireless Gigabit. Só nos resta esperar para saber do que a nova rede será capaz.

O uso do WiGig para o acesso em alta velocidade à internet deve se popularizar somente quando o alcance do dispositivo for aperfeiçoado. Até lá, o mínimo que se pode esperar é uma tecnologia capaz de dispensar qualquer cabo para a transmissão de áudio e vídeo em alta definição.

Quais aplicações você imagina para a nova tecnologia wireless? Não deixe de opinar e contribuir para o Portal Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.