Gemalto quer que você faça compras online sem um cartão de crédito

1 min de leitura
Imagem de: Gemalto quer que você faça compras online sem um cartão de crédito

Se você sempre se chateia por ter que ficar colocando um zilhão de dados ao realizar compras online, saiba que a Gemalto, empresa de segurança digital, quer mudar o processo utilizado nos checkouts de sites de eCommerce.

A ideia é que o usuário consiga comprar o item sem a necessidade de inserir os dados de cartões de créditos. Trabalhando em conjunto com bancos brasileiros, a Gemalto quer desenvolver um sistema que gera um número aleatório — que seria válido para apenas uma compra —, sendo apagado automaticamente após um tempo para evitar roubos, cópias e fraudes.

De acordo com a Folha Vitória, a empresa costuma chamar a ação de "tokenização". Isso porque a nova tecnologia deve ser semelhante ao que grandes bancos utilizam, os PINs (Número de Identificação Pessoal).

O diretor de vendas da Gemalto, Sérgio Muniz, comentou que as instituições bancárias também têm um grande interesse na mudança. Principalmente porque, nos últimos anos, o número de fraudes aumentou consideravelmente — números não revelados por sigilo estratégico da empresa de segurança.

"Se em uma transação com cartão de crédito ocorrer uma fraude e o banco, por exemplo, não tiver à disposição a última geração de um mecanismo de segurança, mesmo que a fraude não tenha ocorrido no âmbito bancário, ele é que arcará com o prejuízo", disse Muniz. Ou seja, provavelmente em pouco tempo veremos essa mudança chegar aos consumidores.

O que você acha de um PIN para realizar compras online? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.