A PSafe pode ser condenada a pagar multa de no mínimo R$ 500 mil à desenvolvedora chinesa Baidu e a remover, ainda, seu aplicativo de segurança da Google Play. Tudo se dá em função de denúncia por prática de concorrência desleal feita à Justiça de São Paulo na última sexta-feira (14).

De acordo com a Baidu, o antivírus para dispositivos móveis PSafe Total tem enviado alertas a clientes Android no momento em que o app DU Speed Booster é instalado. Segundo perícia realizada pela empresa oriental, mensagens que sugerem “ações possivelmente maliciosas” por parte do software da Baidu são exibidas sempre que a aplicação rival à PSafe Total é instalada.

Quando um serviço é removido de um celular equipado com o PSafe Total, o usuário recebe também sugestões para a remoção de aplicativos da Baidu, tais como o DU Battery Saver e o Baidu Browser.

Engano?

Programas dedicados à proteção de sistemas operacionais exigem acesso a diversos diretórios para que a varredura por softwares maliciosos seja feita. Pode ser, assim, que os programas da Baidu estejam sendo identificados como malwares por engano.

Vale notar, contudo, que a análise técnica realizada pela Baidu constatou o incentivo da desinstalação de aplicativos da empresa chinesa pelo app PSafe Total. Após a desinstalação do jogo Angry Birds em um aparelho com softwares da Baidu frequentemente utilizados, o PSafe Total recomendou a remoção de aplicações da fabricante concorrente.

O outro lado

Em nota oficial, a PSafe afirma desconhecer qualquer notificação judicial, se diz indignada com os ataques feitos pela Baidu e ainda se coloca à disposição das autoridades para os esclarecimentos necessários. Abaixo, o pronunciamento da PSafe na íntegra.

É com indignação e estranheza que a PSafe recebe os ataques feitos pela Baidu, tendo em vista que a Justiça já se posicionou favoravelmente à PSafe em duas liminares em um processo movido pela PSafe contra a Baidu no princípio desse ano. Em tais liminares ficou claro que é a Baidu que age de forma desleal, não a PSafe. 

A companhia esclarece que vem sendo injustamente atacada, mas continuará defendendo o mercado nacional de tecnologia e segurança na internet por considerar que a internet segura é um bem público para o brasileiro. 

Por fim, empresa idônea que é, a PSafe esclarece que está à disposição das autoridades brasileiras para quaisquer esclarecimentos necessários.

Apps da Baidu são sugeridos para desinstalação em seu Android equipado com o PSafe Total? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: