Como desinstalar o Baidu e seus produtos do computador [tutorial]

6 min de leitura
Imagem de: Como desinstalar o Baidu e seus produtos do computador [tutorial]

A Baidu, empresa chinesa de destaque em toda a Ásia, foi fundada em Pequim por Robin Li e Erix Xu no ano de 2000. Entre os vários produtos disponíveis, o motor de busca é um dos principais, sendo considerado o terceiro maior do mundo e o predominante na China, ultrapassando, inclusive, o Google e o Yahoo! naquele país. Porém, no campo de softwares a companhia também se destaca, oferecendo uma gama gigantesca de opções para os consumidores.

O Baidu Antivírus, por exemplo, é um programa gratuito que oferece proteção contra vírus e malwares em seu computador. Já o Baidu Browser (também conhecido como Spark Browser), navegador baseado no Chromium, é um ótima alternativa para surfar pelas suas páginas favoritas da internet. Agora, se o seu computador está um pouquinho lento, o Baidu PC Faster pode resolver o problema melhorando o desempenho. Além dessas opções, o Hao123 fornece uma listagem completa de sites para os internautas visitarem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Programas da Baidu.

O início da desavença

No entanto, apesar da qualidade atestada de seus produtos, muitos consumidores brasileiros reclamaram por não terem “optado” pela instalação desses programas. Quando chegou ao Brasil, há pouco mais de um ano, a companhia escolheu promover seus softwares através de ofertas em sites de downloads.

Ao baixar um programa qualquer, seja um simples navegador ou um software de videoconferência, por exemplo, os usuários, muitas vezes, recebiam ofertas de produtos da Baidu por meio de mensagens no estilo “Deseja instalar também...”.  Como a maioria simplesmente não observa as opções de não optar por esses programas, muitos eram surpreendidos com a instalação de algum software que não desejavam.

Baidu.

Desinstalação dos produtos da Baidu

Por conta de situações como essas, muitos usuários procuram formas de desinstalar os produtos da Baidu que foram incluídos em sua máquina. Para ajudar essas pessoas, o TecMundo criou este guia, ensinando os leitores a retirar definitivamente o Baidu Antivírus, o Baidu Browser (antigo Spark Browser), o Baidu PC Faster e o Hao123 de seus PCs.

Desinstalação do Baidu Antivírus

O Baidu Antivírus é uma ferramenta para proteção do computador contra pragas e ameaças virtuais. Como afirma o site do produto, esse programa previne mais de 9 milhões de ameaças por dia (inclusive a sua de jogar o PC pela janela). Porém, se mesmo assim você deseja desinstalar esse software de sua máquina, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o Painel de Controle e procure pela opção de “Desinstalar um programa”;

Acesse o Painel de Controle e selecione a opção "Desinstalar um programa".

  1. Na lista de softwares apresentada, procure por “Baidu Antivírus” e clique duas vezes sobre o programa;

Clique duas vezes sobre "Baidu Antivírus".

  1. Na página de reparação apresentada durante o processo, escolha a opção “Desinstalar Baidu Antivírus”. Depois, clique em “Parar Proteção”.

Clique em “Desinstalar Baidu Antivírus”. Depois, clique em “Parar Proteção”.

Desinstalação do Baidu Antivírus.

Baidu Antivírus desinstalado.

Desinstalação do Baidu Browser (também conhecido como Spark Browser)

Entre as funções mais úteis do Baidu Browser está a possibilidade de realizar o download e conversão de vídeos e áudio diretamente no navegador. Além disso, o programa também conta com um gerenciador de BitTorrent integrado, dispensando a necessidade de instalar plugins ou outros aplicativos. No entanto, se ainda assim você desejar desinstalar esse software, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o Painel de Controle e procure pela opção de “Desinstalar um programa”;

Acesse o Painel de Controle e selecione a opção "Desinstalar um programa".

  1. Na lista de softwares apresentada, procure por “Baidu Browser” ou “Spark Browser” e clique duas vezes sobre o programa;

Clique duas vezes sobre "Baidu Browser".

  1. Na página de reparação apresentada durante o processo, escolha a opção “Desinstalar”. Depois, novamente, clique em “Iniciar desinstalação”.

Clique sobre "Desinstalar".

Depois, novamente, clique em “Iniciar desinstalação”.

Baidu Browser desinstalado.

Desinstalação do Baidu PC Faster

Com o objetivo de acelerar o PC e realizar uma limpeza profunda na máquina, o Baidu PC Faster promete restaurar a performance de quando o Windows havia acabado de ser instalado. Entretanto, se você baixou esse programa sem querer, pode seguir os passos abaixo para desinstalá-lo:

  1. Acesse o Painel de Controle e procure pela opção de “Desinstalar um programa”;

Acesse o Painel de Controle e selecione a opção "Desinstalar um programa".

  1. Na lista de softwares apresentada, procure por “Baidu PC Faster” e clique duas vezes sobre o programa;

Clique duas vezes sobre "Baidu PC Faster".

  1. Na página de reparação apresentada durante o processo, escolha a opção “Desinstalar”.

Clique sobre "Desinstalar".

Desinstalação do Baidu PC Faster.

Desinstalação do Hao123

Disponível em vários países, o Hao123 é uma ferramenta que ajudou usuários, principalmente os iniciantes, a navegarem na web de um jeito mais simples. Porém, se você não deseja mais utilizar esse atalho para o browser, pode seguir os passos abaixo para desinstalá-lo:

  1. Acesse o Painel de Controle e procure pela opção de “Desinstalar um programa”;

Acesse o Painel de Controle e selecione a opção "Desinstalar um programa".

  1. Na lista de softwares apresentada, procure por “Hao123-Client” e clique duas vezes sobre o programa;

Clique duas vezes sobre "Hao123-Client".

Clique em "Sim".

Hao123 desinstalado.

Se você ainda estiver enfrentando dificuldades para desinstalar o Hao123 de seu computador, pode seguir os passos descritos abaixo disponíveis para o Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Desinstalação do Hao123 do Internet Explorer

  1. Abra o navegador e acesse a opção “Ferramentas”;
  2. Na nova janela aberta, selecione a aba “Opções da Internet”;
  3. No painel “Geral”, exclua o endereço “http://br.hao123.com/” no quadro de Home Page e clique em “OK”;
  4. Clique com o botão direito sobre atalho para o IE – geralmente localizado na área de trabalho – e vá para a opção “Propriedades”;
  5. No campo “Destino” na aba “Atalho”, exclua o endereço “http://br.hao123.com/?tn=sft_hp_hao123_br” depois de “...exe.”;
  6. Clique em “OK” e reinicie o navegador.

Desinstalação do Hao123 do Google Chrome

  1. Abra o navegador e acesse a opção “Configurações”;
  2. Na nova janela aberta, selecione “Configurar páginas” e depois “Abra uma página específica ou um conjunto de páginas”;
  3. Aqui, clique no “X” ao lado do endereço do Hao123 e depois clique em “OK”;
  4. Clique com o botão direito sobre atalho para o Google Chrome – geralmente localizado na área de trabalho – e vá para a opção “Propriedades”;
  5. No campo “Destino” na aba “Atalho”, exclua o endereço “http://br.hao123.com/?tn=sft_hp_hao123_br” depois de “...exe.”;
  6. Clique em “OK” e reinicie o navegador.

Desinstalação do Hao123 do Mozilla Firefox

  1. Abra o navegador e acesse o menu “Opções”;
  2. Na nova janela aberta, selecione a aba “Geral”;
  3. No painel “Geral”, selecione “Abrir página inicial” na seção “Ao iniciar o Firefox”;
  4. Exclua o endereço “http://br.hao123.com/” na lacuna “Página Inicial” e clique em “OK”;
  5. Clique com o botão direito sobre atalho para o Mozilla Firefox – geralmente localizado na área de trabalho – e vá para a opção “Propriedades”;
  6. No campo “Destino” na aba “Atalho”, exclua o endereço “http://br.hao123.com/?tn=sft_hp_hao123_br” depois de “...exe.”;
  7. Clique em “OK” e reinicie o navegador.

.....

Postura da Baidu em relação às reclamações

Não é segredo para ninguém: a forma como o Baidu e seus produtos se popularizaram por aqui não agradou a muitas pessoas. No entanto, a companhia tomou uma atitude corajosa e se dispôs a ouvir os consumidores brasileiros sobre a sua forma de atuação em nosso país.

Com uma campanha com o ator Rafael Infante, do grupo Porta dos Fundos, e vários canais, como chat online e linha telefônica, para conversar com o público e sanar suas dúvidas, a Baidu mostra vontade de mudar essa imagem adquirida no Brasil.

Como já foi dito, a empresa continuará a fazer ofertas para download de seus produtos no futuro. No entanto, vai se esforçar para assegurar que essas ofertas sejam claras, de forma que novos usuários comecem a usar seus softwares por conta própria e não sejam “surpreendidos” com instalações indesejadas.

Para conhecer as vantagens dos produtos da Baidu, os usuários podem utilizar cada um dos seguintes canais:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.