Conceito de avião sem janelas simula vista panorâmica do céu [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Conceito de avião sem janelas simula vista panorâmica do céu [vídeo]
Avatar do autor

Quem costuma fazer muitas viagens de avião sabe que, fora sobrevoar cidades em dias de poucas nuvens e os momentos de de pouso e aterrissagem, a vista da pequena janela do veículo é repetitiva e até um pouco cansativa. Pensando em inovar nessa área, a companhia frances Technicon Design pensou em uma solução cheia de estilo.

A novidade é chamada de IXION Windowsless Jet Concept e consiste em uma aeronave totalmente sem janelas para a seção de passageiros. Mas não pense que você ficaria encarando a parede por todo o trajeto: as laterais e o topo da cabine seriam formadas por painéis que reproduziriam a visão panorâmica do exterior, como se você estivesse em um avião de vidro totalmente transparente.

O segredo estariam em câmeras posicionadas na parte externa do avião, que capturariam as imagens e enviariam em tempo real para as telas de alta definição. E nem precisa ser uma projeção real: as telas podem exibir paisagens de outros lugares, como uma floresta que não está no local do voo de verdade ou até a superfície da Lua.

Por enquanto, o IXION não passa de um conceito e pode levar mais de uma década para ser realmente implementado, mas outras tecnologias de transparência de cabines já foram propostas por fabricantes comerciais de aeronaves.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Conceito de avião sem janelas simula vista panorâmica do céu [vídeo]