Mate processos teimosos por meio da linha de comando

2 min de leitura
Imagem de: Mate processos teimosos por meio da linha de comando

Quem nunca sofreu com algum programa que parou de responder e que tampouco quer ser encerrado, que atire a primeira pedra. É muito comum encontrar programas com problemas de execução que, depois de um tempo, simplesmente param de funcionar e obrigam os usuários a apelar para o Gerenciador de Tarefas a fim de forçar o encerramento do aplicativo.

Em alguns casos, no entanto, o computador está com tantos processos em andamento que até mesmo o Gerenciador de Tarefas para de responder, e aí começa o maior causador de danos nos sistemas operacionais. Causa de danos? Mas por quê?

Cuidado ao apertar o botão para reiniciar.A reação mais comum quando o computador demora muito para responder é reiniciar a máquina. Claro que em alguns casos não há outra solução senão bater no botão e começar tudo de novo.

Mas, quando ainda há processos sendo executados na máquina e você reinicia o computador “na força”, isso pode fazer com que os arquivos de sistema que estavam sendo utilizados sejam corrompidos, fazendo com que o sistema operacional não inicie corretamente.

O que poucos usuários sabem é que existe outra maneira de “matar” os processos que estão causando lentidão na máquina. Apesar de ser um pouco mais trabalhosa, se comparado ao Gerenciador de Tarefas, é muito eficiente e com a vantagem de consumir menos recursos gráficos do computador.

Qual a outra maneira?

A alternativa citada acima diz respeito a um comando que pode ser executado no prompt do Windows e que acaba de vez com o processo. Quer aprender como faz? Então vamos lá!

1) Clique no menu Iniciar e escolha a opção “Executar”. Na janela de execução que aparecer, digite “cmd” e aguarde até que a linha de comando do Windows seja aberta (a famosa tela preta).

2) Agora, na linha de comando, escreva “tasklist.exe”, pressionando a tecla “Enter” logo em seguida.

Comandos que facilitam...


3)    Uma lista com todos os processos que estão sendo executados, bem como seus números de identificação, será mostrada na tela. Procure pelo processo que deseja encerrar e anote seu número de identificação.

4) Números anotados, é hora de cortar o mal pela raiz.  Ainda na linha de comando do sistema, digite “taskkill /PID NUMERO_PROCESSO /F”, onde NUMERO_PROCESSO corresponde ao número anotado anteriormente. O /PID é necessário para avisar o sistema que o processo será encerrado com base em seu número de identificação, enquanto que o /F é para forçar o encerramento do programa.

Mate os processos de forma rápida!


5) Após escrever o comando, tecle “Enter” e aguarde até que a mensagem de sucesso seja exibida. Pronto, processos encerrados! Rápido não?!

Vale a pena ficar sabendo

Para que você não precise digitar várias vezes o mesmo comando, utilize as setas direcionais para cima e para baixo para navegar através dos comandos que já foram usados. Assim, é só você alterar o número de identificação do processo e pressionar a tecla “Enter”.

É isso aí pessoal! Esperamos que este artigo ajude muitos usuários com problemas no encerramento de programas. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.