Como está a saúde do seu computador?

5 min de leitura
Imagem de: Como está a saúde do seu computador?

Mesmo não sendo um expert em informática, é possível identificar quando nosso computador está dando sinais de cansaço, afinal ele trabalha durante anos e passa pelos mais variados desafios. Apesar de ser uma máquina, seu PC também precisa estar com a saúde em dia para desempenhar suas funções com a máxima qualidade e rapidez, pois não é fácil ser um computador hoje em dia.

Além de ter que suportar sistemas operacionais cada vez mais pesados, programas e games com cada vez mais gráficos, há o risco de se tornar obsoleto do dia para a noite, pois todos os dias novas versões de processadores, memórias, monitores e afins são lançados no mercado.

Para que seu fiel companheiro esteja com a saúde 100%, hoje vamos listar dez opções de aplicativos que auxiliam a melhorar o desempenho da sua máquina e deixá-la pronta para as batalhas do dia-a-dia. Vamos falar da importância da desfragmentação, de medidores da velocidade da sua conexão, pacotes de aplicativos que não podem faltar, limpadores de arquivos desnecessários e muito mais.

Com saúde não se brinca.

Com saúde não se brinca

Como diria sua avó “com saúde não se brinca”, desta forma vamos começar a listar os aplicativos que podem tirar seu computador de UTI e trazê-lo à vida novamente. Para começar, que tal você saber tudo o que há dentro e fora do seu PC? Isso é possível com o aplicativo AIDA32, pois ele realiza uma varredura completa na sua máquina e exibe através de um relatório tudo o que faz parte do seu computador.

Outra opção de aplicativo que realiza um Raio-X completo na sua máquina é o SIW 2008. Com ele você fica sabendo desde os drivers que estão instalados até quais codecs você já possui e, desta forma, evitar instalar pacotes iguais. Além do mais, ele não exige instalação, portanto você pode rodá-lo direto do pendrive ou qualquer outra mídia removível e poupar espaço no HD.

Faxina geral

Depois de saber o que faz parte do seu computador, que tal ir fundo na faxina e fazer uma limpeza em todos os arquivos desnecessários do seu sistema? Uma das opções de programas que liberam espaço no seu PC otimizando seu funcionamento é o Glary Utilities. Este aplicativo oferece um pacote de programas que auxiliam na manutenção do seu computador, pois ele limpa registros do sistema, elimina atalhos ou pastas vazias, desinstala aplicativos e oferece até um gerenciador de inicialização do sistema operacional.

Limpeza profunda.

Um limpador de arquivos desnecessários que não pode faltar na sua máquina é o CCleaner e, como estamos falando em melhorar o desempenho, você pode instalar a versão mais enxuta na sua máquina. Este aplicativo não pesa nem 1 MB, mas pode retirar vários Megas de arquivos que ocupam espaço no seu disco.

Organização de primeira

Muitas vezes, ao realizarmos uma faxina, algumas coisas acabam ficando fora do lugar e isto não é diferente no seu PC. Para que você agrupe todos os seus arquivos e, desta maneira sua máquina gaste menos tempo procurando por eles, nada melhor do que desfragmentar seu disco. Para quem não sabe, a desfragmentação do disco ajuda a diminuir o trabalho do seu computador, pois ela agrupa todos os formatos de arquivos em um só lugar (para saber mais sobre o assunto, confira o artigo “Guia completo sobre desfragmentação”).

Para que você melhore o desempenho do seu PC, aí vai uma dica de aplicativo que pode fazer uma ótima desfragmentação na sua máquina. O Auslogics Disk Defrag é um dos melhores desfragmentadores gratuitos do Baixaki, portanto você pode contar com um aplicativo de primeira para cuidar da saúde do seu micro.

Desfragmentar é importante.

Mantenha tudo em ordem

Até aqui, você viu dicas para tentar tirar seu computador da UTI. Se você conseguiu extrair o máximo desempenho da sua máquina, de nada adianta deixá-la agonizar novamente, portanto é essencial mantê-la em perfeito funcionamento. Para monitorar o desempenho do seu HD e se prevenir contra falhas ou panes, o programa Hard Drive Inspector pode ser uma boa alternativa.

Manter as versões atualizadas de cada aplicativo também é de grande importância para quem busca desempenho máximo. Para que você não fique mais na dúvida se seus programas possuem novas versões disponíveis, SUMo pode dar uma força. Com ele, além de verificar cada atualização disponível, é possível baixá-las diretamente através do programa sem precisar procurar por cada novidade.

Conexão seguraVocê recebe o que paga?

Depois de ressuscitar seu computador, você pode usufruir de todas as comodidades que a internet nos oferece, mas você está satisfeito com a velocidade da sua conexão?

Se sua resposta foi não, você pode saber se aqueles 3 MB, por exemplo, que você contratou realmente estão chegando ao seu PC.

Com o MySpeed PC é possível fazer uma varredura na sua velocidade de internet e verificar se a lentidão na sua conexão se deve à algum componente do seu PC, ou ao que o seu provedor está disponibilizando.

Se sua internet está o deixando na mão na hora de realizar downloads, é possível apelar para um gerenciador de downloads de primeira linha e pisar fundo na hora de baixar arquivos. Como a saúde do seu PC pode significar mais desempenho, o LeechGet pode dar um empurrão na sua máquina e abrir as portas da velocidade para você.

Google PackPor essa você não esperava

Como desempenho, para alguns, pode significar qualidade, que tal deixar sua máquina tinindo com um pacotão com, simplesmente, os melhores programas Google? Com o Google Pack você pode incrementar e melhorar o acervo de aplicativos do seu computador sem precisar gastar nada por isso.

Neste pacotão você encontra: um detector de malwares, barra de ferramentas Google para IE, um anti-spyware, Mozilla Firefox, Adobe Reader 8, Skype, RealPlayer, Picasa, StarOffice e mais alguns aplicativos. Ufa! Com certeza seu PC vai dar pulos de alegria ao receber tantos presentes.

Cuide do que é seu!Respire aliviado

Depois de seguir estas dicas, provavelmente você já pode respirar mais aliviado, pois, sem dúvida, muitos problemas que estavam deixando seu micro doente já foram solucionados.

Vale lembrar que além destas dicas, há muitas outras que devem ser seguidas para que sua máquina não se acabe tão cedo. Mostre que você é um usuário atento e cuide bem do seu companheiro para todas as horas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.