App remove 10 milhões de fotos duplicadas por dia em celulares no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: App remove 10 milhões de fotos duplicadas por dia em celulares no Brasil

O brasileiro é um fã incondicional de aplicativos de troca de mensagens instantâneas, tais como o WhatsApp, por exemplo. Essa popularidade, no entanto, resulta em um problema cada vez mais comum: o esgotamento rápido da memória do aparelho em razão do excesso de fotos que circulam entre os contatos e grupos – grande parte dessas duplicadas.

Para se ter uma ideia do tamanho desse problema, só o aplicativo PSafe Total é responsável por excluir, sozinho, mais de 10 milhões de imagens duplicadas por dia, apenas no Brasil. Vale lembrar que esse valor é informado apenas pelo app – podemos considerar que a quantidade real é maior ainda!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dando aquela geral no smartphone

A PSafe alerta que a limpeza evita a sobrecarga do sistema, aprimora o desempenho do celular e ainda libera espaço para que o usuário possa salvar outras fotos, vídeos, músicas ou aplicativos. “Auxiliar o usuário a melhorar a performance do celular foi uma das nossas principais motivações ao desenvolver a função de limpeza de fotos do WhatsApp, que é capaz de identificar e sugerir a exclusão automática de imagens duplicadas”, Marco DeMello, CEO da PSafe.

Ao todo, cerca de 10 terabytes ou 10 mil gigabytes são liberados diariamente

O usuário brasileiro do aplicativo PSafe Total que utiliza essa função deleta, em média, 35 fotos repetidas diariamente, o que equivale a 35 MB de espaço liberado, considerando que, em média, uma foto ocupe aproximadamente 1 MB de espaço no celular – muitas vezes, é até mais. Ao todo, cerca de 10 terabytes ou 10 mil gigabytes são liberados diariamente.

Deletar suas fotos e imagens desnecessárias é essencial para o bom desempenho de seu dispositivo

Quer saber como fazer para não deixar o seu smartphone atolado com fotos desnecessariamente repetidas? Siga os passos abaixo:

Delete arquivos acumulados pelo WhatsApp

Não são só as fotos que ocupam espaço no celular. Os áudios e vídeos trocados diariamente pelo WhatsApp também ajudam a lotar a memória e podem acabar causando lentidão do seu aparelho. Por esse motivo, é importante realizar uma limpeza rotineira também nas pastas de mídia do app.

Fique de olho na memória do aparelho

Quanto mais você usa seu telefone, mais lixo eletrônico acumula nele. Todo esse lixo ocupa a memória Flash e RAM, afetando o desempenho dos dispositivos. Aplicativos como o PSafe Total são capazes de identificar e limpar mais de 500 GB de lixo eletrônico por dia. Além disso, eles podem verificar quais apps estão usando a internet simultaneamente e, ao fechá-los, ajudar a acelerar a conexão.

Remova apps inutilizados

Não é raro baixar apps que acabam caindo no esquecimento. O problema é que, por continuarem instalados, eles ocupam a memória do celular. Removê-los libera um bom espaço e melhora o desempenho do celular. Por isso, é importante reavaliar de tempos em tempos seus aplicativos, sem deixar de lado aqueles essenciais, como os de segurança e de funcionalidades do dia a dia, como lanterna e despertador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.