Sua internet está lenta? Faça um teste!

4 min de leitura
Imagem de: Sua internet está lenta? Faça um teste!

O Brasil é um país com um número relativamente alto de usuários insatisfeitos com seu serviço de internet banda larga. Alguns motivos para isso são quedas, downloads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP.

Claro que nem todas as operadoras oferecem serviços de qualidade duvidosa, e muitas vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem sempre tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor, portanto, veja abaixo um pouco do que pode estar ocorrendo e saiba como testar a velocidade da sua internet.

Velocidade real

É preciso lembrar, mais uma vez, que as operadoras de internet induzem o usuário ao engano. Você sempre vê nas propagandas que a velocidade é de “2 Mega” apenas, contudo, eles não esclarecem que esse valor se refere a 2 Megabits e não a 2 Megabytes. A diferença entre bit e byte é bem simples: 1 byte = 8 bits.

Logo, se você contrata um serviço de 2 Megabits, a velocidade máxima de conexão será um oitavo disso, ou seja, cerca de 250 Kbps. Essa informação já ajuda você a entender as velocidades máximas com que transfere arquivos entre a web e o seu computador, carrega páginas e tudo mais.

Velocidade alternada

Ultimamente, algumas operadoras têm utilizado o esquema de alternar a velocidade disponibilizada a seus usuários, ou seja, há velocidades diferentes para horários específicos. Esse truque é interessante — para as operadoras, é claro — e só é aplicado em planos residenciais, visto que as empresas não contratam planos desse tipo. Fique atento a isso no momento de contratar uma assinatura de banda larga.

Downloads abaixo do esperado

São vários os motivos para sua internet ficar lenta. Se você é usuário de redes P2P (programas como eMule, LimeWire, Ares etc.) ou adepto de downloads via torrent (uTorrent, BitComet etc.), pode ter certeza que, com aplicativos desses gêneros, sua internet perde em velocidade para outras ações além das transferências.

O grande problema nas redes P2P é que um computador conectado envia e recebe dados simultaneamente, o que deixa a internet mais lenta. Em alguns casos, é bem provável que, ao abrir um aplicativo desse porte, a navegação em sites comuns seja quase impossível.

Contudo, se você é um internauta “comum”, que gosta apenas de navegar pelos sites e costumeiramente baixa programas no Baixaki, tenha certeza de que esse tipo de utilização não deve acarretar em problemas de velocidade em sua conexão.

Com fio > sem fio

Outro ponto interessante a ser levado em conta é a diferença de desempenho entre conexões com e sem fio. Se você tem ambas em casa, já deve ter notado que, quanto usa a internet com fio, consegue aproveitar muito mais da largura da banda. Já a internet sem fio nunca é capaz de ter um desempenho igual ao da que usa cabos. Um dos motivos da diferença é o uso do ar como meio de transmissão.

Traffic Shapping

Esse é o nome que se dá ao limite de quantidade de dados transferidos que uma operadora impõe ao usuário. Por exemplo: você baixou mais de 50 GB da internet e sua velocidade de conexão é reduzida. Algumas operadoras podem realizar esse tipo de serviço para evitar que os usuários sobrecarreguem a conexão. Na hora de contratar um serviço de banda larga, informe-se se a empresa pratica esse tipo de ação.

Testando a conexão

Depois de verificar os itens acima, é hora de fazer um teste em sua conexão. Isso pode ajudar você a descobrir se a velocidade da sua internet está dentro do limite contratado junto à operadora. Existem vários serviços na web que realizam esse tipo de teste e um dos mais conceituados é, sem dúvida, o SpeedTest.net. Clique sobre o botão abaixo para acessar o aplicativo online.

Ao acessar a página, você encontra o seguinte:

O aplicativo reconhece sua localização de acordo com o IP de sua conexão e, inclusive, indica o servidor mais próximo capaz de realizar o teste. Isso ajuda a aumentar a precisão dos dados fornecidos.

Para começar o teste com o servidor mais próximo, clique sobre o botão “Begin test – your prefered server”. Se desejar testar com o servidor recomendado pelo Speedtest.net, clique em “Begin test – recommended server”.

Primeiro é medido o ping da conexão, depois o serviço faz a medição da velocidade média de download e, por fim, você descobre a velocidade de upload.

Um dos pontos mais vantajosos em usar o Speedtest.net é o fato de ele guardar os resultados do seus testes. Ele organiza tudo por IP, ou seja, ao clicar no botão “My results” presente na tela inicia do aplicativo, você é levado a uma tela comparativa entre todos os testes que você já fez.

É uma boa forma de ter noção da variação de velocidade do serviço que você contratou. Um bom item para argumentar junto à operadora quando identificar problemas. Outra boa dica é a leitura do artigo “Como saber a velocidade real da conexão”.

Wi-Fi

Se você possui um smartphone com Android, uma boa opção é o aplicativo Wifi Analyzer. Com ele, você sabe tudo sobre as redes sem fio disponíveis onde você se encontra, podendo, por meio de gráficos, visualizar qual tem sinal mais forte, onde estão e até mesmo em qual canal se conectar para ter melhor desempenho.

Simples e prático, você precisa apenas abrir o aplicativo em seu aparelho móvel para ver o gráfico e, sem nenhum trabalho, descobrir maiores informações sobre os sinais disponíveis. O Wifi Analyzer conta ainda com uma série de itens mais avançados, ideal para usuários não iniciantes.

. . . . .

Saber mais sobre a conexão com a internet é importante como usuário e como consumidor. Fique sempre atento para saber se o serviço disponibilizado é o mesmo contratado por você. Não se esqueça de ler os contratos com as operadoras antes de assinar um novo serviço, e lembre-se de que o Procon e a Anatel devem ser contatados caso haja alguma irregularidade não solucionada pela fornecedora sua internet banda larga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.