Audacity: como remover ruídos de arquivos de áudio

3 min de leitura
Imagem de: Audacity: como remover ruídos de arquivos de áudio

Está cada vez mais fácil produzir gravações caseiras de qualidade, e não porque os softwares pagos estão ficando mais acessíveis, mas porque os gratuitos estão melhorando sua qualidade. Um dos casos mais expressivos é o Audacity, que já conta com milhões de downlods no Baixaki e mais de mais de 70% de aprovação dos usuários.

As finalidades são variadas: você pode estar tentando gravar uma música própria, ouvir como está a execução de um clássico da sua banda preferida, iniciar uma sequência de podcasts e até mesmo gravar as primeiras palavras do mais novo membro da família. Uma coisa é certa: o que importa é que a gravação tenha qualidade.

Gravações caseiras

Tendo isso em mente, o Baixaki prepara este pequeno, mas útil tutorial que ensina como remover ruídos de faixas de áudio usando o Audacity. Caso você não saiba, os ruídos são naturais em gravações não profissionais. Isso porque sem um estúdio com isolamento acústico é difícil evitar que o microfone capte sons externos à gravação, como chiados, conversas ou mesmo ruídos do PC em uso.

O Audacity

O Audacity

Como foi dito, o software usado para a remoção dos ruídos será o Audacity. Repare que ele possui versão em português. Caso você não tenha ouvido falar dele ainda, aproveite para ler a análise que a equipe do Baixaki preparou sobre a ferramenta.

1º passo: identificar os ruídos

O primeiro passo para remover os barulhos indesejados é “ensinar” para o programa o que é ruído e o que é material aproveitável. Para fazer isso, você deve observar o espectrograma da sua faixa, ou seja, o mapa que mostra a evolução sonora do arquivo, e procurar por de momentos de silêncio, que são os aqueles em que os ruídos são mais audíveis.

Selecione o trecho de silêncio

Quando você for gravar uma música, grave alguns segundos de silêncio, para facilitar essa identificação mais tarde. Repare na imagem acima, que a parte em que quase não há sons é a parte selecionada para a identificação. Em seguida siga o caminho Efeitos > Remover ruído.

Efeitos > Remover Ruído

Uma janela, como a mostrada abaixo, será aberta. Nela, simplesmente clique em “Perceber perfil do ruído”. A janela será fechada, e a partir desse momento, o Audacity saberá o que pode e o que não pode ser eliminado na faixa.

Perceber perfil de áudio

2º passo: escolher o trecho e eliminar os ruídos

Na maioria das vezes, é provável que você queira passar o redutor de ruídos na faixa inteira. Se este for o caso, pressione Ctrl + A para iluminar toda a extensão. Se não, use o mouse para selecionar a parte desejada. Lembre-se que você pode dar zoom no espectrograma para incluir trechos mais específicos.

Faixa inteira selecionada

Após escolher o trecho, abra novamente a janela Efeitos > Remover ruído. Na barra de rolagem “Redução de ruído (dB)”, defina o valor em decibéis da redução. Tenha em mente que valores maiores resultarão em reduções mais drásticas, o que pode acabar prejudicando a qualidade da parte aproveitável do áudio. Não é necessário mexer nas outras duas barras.

Redução de ruídos dB

De qualquer forma, sempre é possível usar o comando Ctrl + Z para desfazer qualquer modificação que contenha erros e realizar o processo todo novamente. A imagem abaixo mostra um mesmo trecho da mesma faixa, em sua versão normal e em seguida com os ruídos eliminados. Repare como as oscilações menores são aplainadas, ou seja, eliminadas. Agora é só ouvir e apreciar o resultado.

Comparação

.....

O que você achou das dicas acima? Aproveite para deixar seu comentário no espaço abaixo. E para mais tutoriais de edição de áudio usando o Audacity, consulte artigos como Audacity: nivele sons de diferentes volumes, Audacity: como editar com mais de uma faixa e Audacity: como usar o compressor, ou faça uma busca sobre o assunto no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.