Audi revela conceito elétrico E-Tron Sportback, que deve chegar em 2019

2 min de leitura
Imagem de: Audi revela conceito elétrico E-Tron Sportback, que deve chegar em 2019
Avatar do autor

Na semana passada, a China foi palco para uma verdadeira visão do mercado dos elétricos nos próximos 5 anos. Marcas como a Volkswagen e a Volvo colocaram suas cartas na mesa e a Audi também não ficou de fora da festa e mostrou o seu conceito E-Tron Sportback, que deve chegar às ruas já em 2019.

O modelo será um SUV (com cara de crossover) 100% elétrico e com uma autonomia estimada em 500 quilômetros graças à bateria de 95 kWh – que poderá chegar a 150 kWh quando o E-Tron for lançado oficialmente. Ele contará com três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois atrás, que poderão fornecer um total de 370 kW de potência, o equivalente a 500 cv.

Por fora o E-Tron Sportback se parece muito com o conceito E-Tron Quattro, com uma pequena diferença: a traseira. Com uma pegada ironicamente similar a da BMW X6M, o modelo é bem mais “coupé” do que SUV, o que lhe confere o aspecto de crossover citado antes.

Na parte de dentro, o que se tem é um interior extremamente futurista, com duas telas separadas no console central: uma para o sistema de infoentretenimento e outra para os controles de ar condicionado e demais funções do veículo.

O painel também é digital e existe ainda um quarto display que fica no painel, em frente ao passageiro, que mostra informações que a Audi considera relevantes para alguém que não estará dirigindo.

Os ocupantes da parte de trás também contam com seu próprio sistema de infoetretenimento, localizados... Bem, próximos à maçaneta da porta e contam com uma função que mostra a imagem das câmeras que fazem o papel de retrovisores laterais, com o objetivo de evitar qualquer perigo na hora de abrir a porta.

O carregamento das baterias do E-Tron Sportback poderá ser feito sem o uso de cabos, através de uma plataforma específica da Audi que é utilizada no lugar de estacionamento do veículo. O GPS do carro também é capaz de avaliar o trajeto planejado pelo motorista para traçar uma estratégia de uso ótimo de energia através da regeneração por frenagem ou inércia.

Dos três motores, apenas um é utilizado a todo momento, que é o dianteiro. Os dois traseiros só entram em ação em situações de pouca aderência, muita carga ou caso você opte por andar com a tração integral de forma permanente. No modo “Sport”, inclusive, a maior parte da potência é despejada no eixo traseiro e fazer com que o E-Tron Sportback faça de 0 a 100 km/h em apenas 4,65 segundos.

A Audi prevê que várias versões do elétrico serão vendidas, com variação na potência principalmente, e o valor esperado de lançamento é acima dos US$ 75 mil, o que dá algo em torno de R$ 235 mil. A expectativa, no entanto, é de que o veículo tenha uma grande presença forte no mercado chinês, que corre para lidar com problemas de poluição do ar causado pelo excesso de carros nas ruas.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Audi revela conceito elétrico E-Tron Sportback, que deve chegar em 2019