Audi Q5 pode até ser “pequena”, mas empresta tecnologias de modelos maiores

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A Audi foi uma das marcas com maior presença no Salão de Paris 2015, mostrando seu foguete em forma de sedã, o RS3, seus “carros para os menos afortunados” e também aproveitando a deixa para conquistar mais espaço entre Mercedes-Benz e a BMW no campo dos SUVs médios com a nova versão da bem-sucedida Q5.

Desenvolvida para bater de frente com a BMW X3 e com a Mercedes-Benz GLC, ela foi reconstruída do zero para ser 90 kg mais leve que sua primeira versão, lançada lá em 2008. Ela compartilha da mesma plataforma utilizada no A4 sedã e também com sua irmã maior, a Q7.

O design externo lembra bastante o modelo maior da Audi também, principalmente ao olhar para a dianteira do carro. Os faróis são de LED, mas existem opcionais para LED Matrix de alta resolução nas versões mais caras. Na parte de dentro, a Q5 vem equipada com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas chamado de Virtual Cockpit, que já vem sendo utilizado em outros modelos.

Além disso, existem duas opções de sistemas de infotainment: uma tela padrão de 7 polegadas ou ainda uma de 8,3 polegadas. O sistema é todo controlado por um botão giratório e um touch pad localizados no console central. Um outro opcional tecnológico é o display heads-up, que projeta informações diretamente no para-brisa.

Outro mimo é a suspensão a ar opcional que conta com um sistema de autonivelamento que é uma tecnologia presente na Q7, enfatizando um pouco mais o lado offroad do SUV.

Para a motorização estão disponíveis 5 opções: um 2.0 diesel de 150, 165 ou 190 cavalos, um 2.0 a gasolina com 252 cv ou um 3.0 diesel de 285 cv. A Audi vai produzir modelos mais nervosos da Q5, que serão a SQ5 e a RS Q5.

Enquanto o modelo da linha S virá com um motor a diesel de 3 litros V6 capaz de gerar 328 cv de potência, a versão RS poderá chegar a 500 cv com uma versão biturbo do mesmo motor.

Para a parte de eficiência, a Q5 virá também com a tecnologia Ultra, que deixa o carro somente com a tração no eixo dianteiro em situações em que a tração nas quatro rodas não é necessária.

O pacote de segurança vem com funções como piloto automático adaptativo com assistência para engarrafamentos, manutenção de faixa, freio emergencial autônomo e assistência para estacionamento.

A nova Q5 vai ser produzida na fábrica da Audi no México e não há previsão de chegada do modelo aqui no Brasil – lá fora, as vendas começam no início de 2017.

Fontes

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