Carros conectados da Audi mostrarão contagem regressiva em semáforos

1 min de leitura
Imagem de: Carros conectados da Audi mostrarão contagem regressiva em semáforos

A Audi anunciou que alguns dos modelos 2017 da marcas virão com uma nova tecnologia que promete revolucionar a forma como os carros interagem com a cidade. Já falamos aqui em iniciativas que pretendem fazer com que os automóveis entrem de vez no conceito da “Internet das Coisas”, mas isso o que os alemães pretendem é algo que vai além da sua casa.

Chamada de V2I – vehicle to infrastructure, ou veículo para infraestrutura –, a plataforma vai permitir que os carros da marca recebam e transmitam informações em tempo real para centrais de tráfego. O resultado imediato disso é que alguns donos de veículos Audi em cidades específicas do mundo poderão ver no painel do carro uma contagem regressiva indicando quando um sinal vermelho ficará verde.

Pode não ser a coisa mais genial do mundo – embora todos os motoristas mais ansiosos discordem –, mas essa é apenas a ponta do iceberg tecnológico e conectado em que a Audi pretende que o V2I se transforme. O conceito é simples: as centrais de tráfego vão se comunicar com um servidor da Audi que, por sua vez, envia informações para os veículos. Ao receber esses dados, algumas coisas podem acontecer: no caso dos carros autônomos, eles podem se preparar para parar no semáforo, melhorando o gasto de combustível.

Quando as ruas estiverem tomadas por esse tipo de veículo, haverá uma troca intensa de informações. Isso permitirá que as centrais automatizadas façam uma gestão mais inteligente do trânsito e, assim, evitem congestionamentos ao administrar de forma inteligente o tempo dos semáforos de uma determinada região.

O terceiro passo é fazer com que os carros se comuniquem com várias outras estruturas, como estacionamentos e pedágios, e até mesmo conversem com outros automóveis. Todo esse ecossistema faz parte das “cidades inteligentes”. A tecnologia V2I já será disponibilizada em alguns modelos 2017 da Audi, como Q7, A4 e A4 Allroad, começando já no terceiro trimestre de 2016.

A questão é que as cidades que serão compatíveis com a tecnologia logo no lançamento ainda não foram divulgadas, assim como as que farão parte dos planos de expansão da montadora alemã – ainda assim, é uma novidade muito bem-vinda e mais um passo significativo em direção aos veículos autônomos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.