Emissora de TV na França é hackeada pelo Estado Islâmico

1 min de leitura
Imagem de: Emissora de TV na França é hackeada pelo Estado Islâmico
Imagem: BBC

O canal francês TV5Monde foi alvo de um ataque hacker massivo nesta quarta-feira (8). Os extremistas do Estado Islâmico (ISIS) assumiram a autoria da invasão.

Durante várias horas, a página da emissora no Facebook e no Twitter, os sites da empresa e até mesmo os canais de televisão (que são retransmitidos em diversos países ao redor do mundo) passaram por problemas técnicos ou foram invadidos definitivamente. O grupo responsável se autodenomina CyberCaliphate.

No caso do perfil na rede social, as fotos e postagens remetiam ao Estado Islâmico. Os invasores ainda postaram identidades de parentes de soldados franceses envolvidos em operações anti-ISIS. "Soldados da França, fiquem longe do Estado Islâmico! Vocês têm a chance de salvarem as suas famílias, levem isso como uma vantagem", dizia um dos recados.

No ataque do Facebook, uma das mensagens provocava ao satirizar o slogan "Je Suis Charlie", utilizado após o ataque aos cartunistas da publicação Charlie Hebdo. O TV5Monde restabeleceu a maioria dos serviços depois de cerca de duas horas, mas nem toda a programação do canal de TV foi colocada no ar e o site permaneceu no ar por muito mais tempo.

O chefe da companhia, Yves Bigot, afirmou à AFP que esse foi um ataque sem precedentes para a empresa e para a história da televisão em todo o mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.