Jogadores do mundo todo ficaram muito tristes neste Natal ao perceber que não era possível acessar a PlayStation Network e a Xbox LIVE.

Depois de algum tempo com as redes offline e ao receber algumas justificativas das duas empresas responsáveis, publicamos aqui uma notícia comentando que o motivo para tais instabilidades era um ataque (prometido previamente) e realizado pelo grupo Lizzard  Squad.

Atualmente, a Microsoft já reestabeleceu seu serviço (apesar de que algumas funcionalidades ainda estão com problemas), mas a Sony ainda continua trabalhando em soluções para a PlayStation Network.

Aproveitando os holofotes, alguns hackers do grupo resolveram dar uma entrevista ao site WinBeta explicando o porquê desse ataque. Pasmem: foi tudo pelas gargalhadas. Esse era o ponto por trás das ações, mas o grupo depois viu que era uma boa oportunidade (considerando o tanto de jogadores) para mostrar a fraqueza na segurança da PSN e da LIVE.

Eles ainda foram além e disseram que poderiam até mesmo derrubar a NASDAQ se quisessem causar prejuízos à economia, mas este não era isso que eles queriam alcançar (não por enquanto).

É válido colocar aqui que o Lizard Squad realizou um ataque do tipo DDoS (ataque distribuído por negação de serviço), o que não pode ser usado para demonstrar uma fraqueza ou falha de segurança, já que tal tipo de ação apenas mostra as limitações de infraestrutura.

De qualquer forma, os hackers conseguiram estragar o Natal de muita gente. Esperamos que não aconteça novamente.

Cupons de desconto TecMundo: