(Fonte da imagem: Reprodução/Real Madrid)

A Norton tem um alerta importante aos usuários de internet. Depos de Big Brother, artistas famosos em situações constrangedoras, agora é a vez de jogadores de futebol serem utilizados como iscas em golpes de Phishing. O caso mais recente é o do  Cristiano Ronaldo, que teve sua imagem indevidamente utilizada em fraudes nas redes sociais. 

Os autores dos ataques criaram sites falsos que estimulavam os usuários a inserir login e senha do Facebook para pudessem ter acesso a informações e fotos inéditas do esportista. Em 2012, algo parecido aconteceu com o jogador Lionel Messi.

A Norton alerta para um aumento desse tipo de golpe online e aponta que deve crescer ainda mais a medida que os grandes eventos esportivos se aproximam. Abaixo, confira dicas de segurança que a Norton preparou para que os internautas não sejam pegos por armadilhas na web e preservem a sua identidade e privacidade no mundo digital:

  • Não clique em links suspeitos em mensagens de e-mail ou que aparecem nos perfis sociais; 
  • Evite fornecer informações pessoais ao responder um e-mail ou em uma página de pop-up;
  • Ao inserir dados pessoais ou financeiros, certifique-se que o site é criptografado, apresenta o `https` ou ícone de cadeado na barra de endereços; 
  • Em sua rede social, não aceite convites de amizade de pessoas desconhecidas;
  • Sempre denuncie sites e e-mails falsos (para Facebook por meio do e-mail phish@fb.com);
  • Além disso, utilizar softwares originais e atualizados de segurança digital.

Cupons de desconto TecMundo: