O ransomware WannaCry, que assolou o mundo na sexta-feira passada (12), nasceu em ferramentas de espionagem desenvolvidas pela agência de segurança nacional norte-americana NSA. Acontece que, no começo desse ano, essas ferramentas foram vazadas na internet — e isso se tornou o ponto inicial dos problemas que enfrentamos até agora no que toca o ransomware. O principal grupo por trás desse vazamento é conhecido como Shadow Brokers, e agora eles estão ameaçando vender exploits para Windows 10.

Os códigos serão vendidos para qualquer pessoa interessada em pagar por eles

Caso você não saiba, o ransomware WannaCrypt afetou apenas computadores com sistema operacional Windows XP e Server 2003 — exatamente por isso o âmbito corporativo e governamental foi o mais afetado. Porém, se o Shadow Brokers realmente tiver esses exploits para Windows 10, a situação para usuários domésticos fica mais delicada.

De acordo com uma postagem em blog próprio, o Shadow Brokers disse que venderá os códigos para qualquer pessoa interessada em pagar por eles. Além disso, que eles estão preparando vazamentos mensais de ferramentas hackers que podem desde invadir navegadores até smartphones e sistemas operacionais.

O grupo hacker comentou que vai liberar todos os detalhes sobre a venda e os vazamentos em junho deste ano.

Cupons de desconto TecMundo: