Watch Dogs 2? Hackers raptam o sistema de transporte de São Francisco

1 min de leitura
Imagem de: Watch Dogs 2? Hackers raptam o sistema de transporte de São Francisco

Em uma cena que parece ter saído diretamente de Watch Dogs 2, o sistema de transportes por estradas de ferro da cidade de São Francisco (MUNI) foi raptado por hackers no último fim de semana. Segundo informações divulgadas pelo San Francisco Examiner, o sistema começou a sofrer ataques na última sexta-feira (25) e exibiu mensagens que indicavam que o serviço estava gratuito ou fora de ordem.

Algumas telas de computadores passaram a exibir a mensagem “você foi hackeado, TODOS os dados foram criptografados. Contacte o endereço para a chave (cryptom27@yandex.com) ID:681, Enter”. Consultado pela Examiner, o porta-voz da companhia responsável pelo sistema de transporte, Paul Rose, afirmou que os funcionários competentes já estavam lidando com o problema.

As máquinas de cobrança também foram desabilitadas pelos hackers

O hacker responsável pela ação afirma que está quer fazer um acordo com a MUNI para desfazer os danos causados. Segundo os responsáveis, o sistema usado era bastante aberto a ataques e usava um servidor do ano 2000, o que mostra que os responsáveis por ele não estavam muito preocupados em protegê-lo. “Eu acredito que eles não querem fazer um acordo! Então vamos fechas esse email amanhã”, afirmou o criminoso.

Essa não é a primeira vez que um ataque do tipo é realizado no estado da Califórnia: no começo do ano, o Centro Médico Presbiteriano de Hollywood teve seus arquivos roubados por um hacker que exigia um resgate de US$ 3,6 milhões. Até o momento, a MUNI não esclareceu como vai lidar com a situação, tampouco fez mais declarações oficiais sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.