Ataque hacker na Finlândia desliga sistema de aquecimento de dois prédios

1 min de leitura
Imagem de: Ataque hacker na Finlândia desliga sistema de aquecimento de dois prédios

Um ataque do tipo DDoS (ataque distribuído de negação de serviço) deixou muita gente congelando na Finlândia. A ação afetou o sistema de aquecimento de dois edifícios gerenciados pela empresa Valtia, que controla sistemas de automação predial e manutenção em geral, como uma empresa de zeladoria dos prédios.

A ação dos hackers fez com que os sistemas que controlam o aquecimento central e a circulação de água quente fossem desligados através de um ataque DDoS

Segundo contou Simo Rounela, CEO da Valtia, a ação dos hackers fez com que os sistemas que controlam o aquecimento central e a circulação de água quente fossem desligados através de um ataque DDoS, que sobrecarrega a rede com tráfego falso de diferentes localidades e fazem com que o sistema trave. A solução para o ataque, que durou do fim de outubro até o dia 3 de novembro, foi limitar o tráfego na rede, evitando que ela apresentasse falha.

Apesar do inverno no hemisfério Norte começar apenas no fim do mês de dezembro, a cidade de Lappeeenranta – onde os ataques ocorreram – já apresenta temperaturas abaixo de zero nessa época do ano.

Segurança negligenciada

O fato acabou trazendo à tona no país uma discussão que deve espalhar-se por outras localidades do mundo: a segurança de sistemas automáticos prediais, que por ser negligenciada, pode trazer uma situação de insegurança para uma quantidade enorme de habitantes ou frequentadores de prédios e outras residências automatizadas.

Com aparelhos adotando cada vez mais a Internet das Coisas, pode ficar cada vez mais perigoso realizar as tarefas diárias em nossas residências

Cada vez mais processos são controlados por sistemas centralizados, e nisso podemos incluir elevadores, sistemas de aquecimento, de ar condicionado e até de fornecimento de água e energia elétrica. Com uma central de gerenciamento vulnerável a ataques simples como esse, diversos acidentes podem acontecer, além de vários tipos de desconforto que podem ser causados para moradores e visitantes.

Com aparelhos adotando cada vez mais a Internet das Coisas, pode ficar cada vez mais perigoso realizar as tarefas diárias em nossas residências caso as empresas responsáveis não tomem uma providência na hora de investir em segurança para suas redes. Caso contrário, poderemos nos tornar vítimas de nossa própria busca por conforto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.