De encher os olhos: ASUS anuncia dois impressionantes monitores gamers

3 min de leitura
Imagem de: De encher os olhos: ASUS anuncia dois impressionantes monitores gamers

Não é de hoje que a ASUS lança belíssimos e impressionantes produtos voltados para o público gamer. Além de suas linhas de placas-mãe e placas de vídeo, segmentos em que a companhia simplesmente domina (relembre nossa Pesquisa Nacional de Hardware), a empresa também possui uma respeitável seleção de monitores para jogos.

Durante a CES 2015, maior evento de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas, a companhia aproveitou para “engordar” ainda mais essa linha de monitores. E o que foi incluído no portfólio da ASUS não é pouca coisa não: são dois produtos de respeito, capazes de desbancar ótimas opções do mercado, como os exemplares recentemente apresentados pela Acer (que podem fazer você babar). Vamos conhecê-los melhor?

ROG Swift PG27AQ: monitor 4K com G-Sync e ISP

Apesar de não ser o primeiro monitor a apresentar a tecnologia G-Sync da NVIDIA em conjunto com um painel IPS, o ROG Swift PG27AQ deve ser o único (até o momento) a trazer essa união em uma tela 4K (3840x2160 pixels, também chamado de UHD).

ROG Swift PG27AQ

A tela de 27 polegadas oferece um amplo ângulo de visão e cores de exibição bastante precisas. Porém, se há algo no qual o ROG Swift PG27AQ peca é na taxa de atualização: apenas 60 Hz. No entanto, a ASUS deve compensar esse detalhe com técnicas de iluminação especial. Suas opções de ajustes físicos são bastante variadas, permitindo aos consumidores inclinar, rotacionar, girar e ajustar a altura do monitor para se adequar às suas necessidades.

Destaque para o G-Sync

A tecnologia proprietária da NVIDIA para essa categoria de produto, o G-Sync, vai permitir aos jogadores sincronizar a taxa de atualização dos monitores com a frequência das placas de vídeo. Isso possibilita eliminar o efeito screen tearing e input lag dos quadros durante a jogatina, oferecendo uma experiência mais suave e rápida para os games.

ROG Swift PG27AQ

Especificações técnicas

  • Tamanho: 27 polegadas
  • Resolução: 3840x2160 pixels (UHD)
  • Ângulo de visão: 178° (horizontal) e 178° (vertical)
  • Tipo do painel: In-plane switching (IPS)
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Taxa de contraste: 1000:1
  • Tempo de resposta: não informado
  • Brilho: 300 cd/m²
  • Backligth: LED

ROG Swift MG279Q: 120 Hz e DisplayPort 1.2a

Outro modelo de 27 polegadas, o ROG Swift MG279Q traz uma taxa de atualização maior (120 Hz), mas que é negativamente compensada pela ausência do G-Sync da NVIDIA. Porém, a presença de uma DisplayPort 1.2a pode indicar que a ASUS venha a adotar a tecnologia Adaptive-Sync/FreeSync nesse monitor.

ROG Swift MG279Q

Com um tempo de resposta de 5 ms (cinza para cinza), o ROG Swift MG279Q possui resolução QHD (2560x1440 pixels) e uma grande variedade de conexões. Além da DisplayPort 1.2a, há uma Mini DisplayPort, duas entradas HDMI (com suporte nativo ao QHD) e uma MHL (Mobile High-Definition Link) 2.0 para conexão de dispositivos móveis (com carregamento do aparelho simultâneo). Além disso, duas portas USB 3.0 completam o pacote.

Especificações técnicas

  • Tamanho: 27 polegadas
  • Resolução: 2560x1440 pixels (QHD)
  • Ângulo de visão: não informado
  • Tipo do painel: In-plane switching (IPS)
  • Taxa de atualização: 120 Hz
  • Taxa de constraste: 1000:1
  • Tempo de resposta: 5 ms (cinza para cinza)
  • Brilho: 350 cd/m²
  • Backligth: LED

Detalhes que fazem diferença

Apesar de não ter ficado muito claro ou aparecido em imagens, foi comunicado que ambos os modelos serão acompanhados de um joystick que funcionará como um controle remoto para os monitores. Afinal, nada como um acessório estiloso desses para gerenciar todas as opções desses produtos especialmente voltados para os gamers.

Além disso, outro detalhe que não ficou muito claro é a função daquele anel vermelho na base do monitor ROG Swift PG27AQ (aquele com G-Sync, painel IPS e resolução 4K). Alguns sites especularam que a coloração dessa parte do eletrônico muda de acordo com o modo de operação do aparelho, algo que seria muito bacana de ver em funcionamento.

ROG Swift PG27AQ

.....

Ficou interessado? Infelizmente nenhum dos monitores possui data para lançamento no mercado nem preço oficial. Portanto, teremos que esperar para saber se essas belezinhas chegarão a nosso país e qual será o "rombo" que elas causarão em nossos bolsos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.