Em um evento organizado ontem (16) em São Paulo capital, a ASUS anunciou que passará a comercializar seu dois-em-um Transformer Book X100 no mercado brasileiro a partir desta semana. Com preço sugerido de R$ 1.699, o dispositivo – que já é um sucesso de vendas em outros países ao redor do mundo – foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, sendo desenhado especialmente para o sistema operacional Windows 8.1.

Seguindo uma tendência já exibida em outros dispositivos da marca, o Transformer Book será fabricado no Brasil, o que ajuda na diminuição do preço e evita taxas de importação. Um dos principais destaques do gadget é sua bateria, que promete 11 horas de duração e é embarcada no próprio tablet (não há nenhuma fonte de energia no teclado).

“O ASUS Transformer Book T100 é um produto que atende a diversos tipos de consumidor: o profissional de alta mobilidade, que precisa de um equipamento leve com grande duração de bateria para manter seu trabalho em dia mesmo em viagens ou reuniões externas; o estudante, que precisa ficar conectado o tempo todo e em dia com suas atividades escolares ou universitárias, utilizando o pacote Office tanto no modo tablet quanto notebook; e às famílias, que dividem computadores e tablets para se divertir, trabalhar, se informar e acessar redes sociais”, afirma Marcel Campos, gerente de produto da ASUS Brasil.

Leve, bonito e com um hardware respeitável

Nas mãos, o Transformer Book agrada principalmente pela leveza – o produto pesa apenas 1,15 kg (distribuídos em 550 gramas no tablet e 600 no teclado), sendo mais leve do que muitos ultrabooks disponíveis no mercado. O hardware do lançamento é o seguinte:

  • Display LED Glare Touch de 10,1 polegadas com 1366x768 pixels de resolução
  • Processador Intel Atom quad core de 1,46 GHz
  • GPU Intel HD Graphics Gen 7
  • 2 GB de memória RAM
  • 32 GB eMMC de armazenamento interno no tablet e 500 GB SATA no teclado
  • Câmera frontal de 1,2 MP
  • Bateria de 8060 mAh (duas células
  • Conexões: uma saída para fones de ouvido, uma conexão micro USB, uma USB 3.0, uma micro HDMI, Bluetooth 4.0, WiFi dual band 802.11 a/b/g/n

No geral, trata-se de um conversível razoável e que certamente vai agradar quem procura por um dispositivo de custo médio capaz de lidar com tarefas cotidianas sem apresentar lentidões ou travamentos. Contudo, é impossível não ficar incomodado com o teclado do aparelho, que possui teclas pequenas demais e que atrapalham uma digitação fluída. Ao menos o mousepad é bem sensível e confortável de ser utilizado, com botões macios aparentemente resistentes.

Outro aspecto interessante do Transformer Book é seu esquema de memória interna: para evitar componentes pesados no tablet, a ASUS decidiu por colocar apenas 32 GB em eMMC na tela e adicionou 500 GB SATA no teclado (que, por sinal, é desprovido de bateria própria, sendo alimentado pela energia do próprio tablet). Se você ficou interessado no X100, continue de olho no TecMundo, pois em breve faremos uma análise completa do gadget para ver se vale a pena investir em um desses ou não.

Cupons de desconto TecMundo: