Review: tablet ASUS fonepad 7 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: tablet ASUS fonepad 7 [vídeo]

A ASUS já tem longa experiência em tablets, e ideias para a empresa não faltam. Há algum tempo, a companhia lançou um modelo chamado fonepad, que vem para servir como um tablet que tem capacidades para realizar chamadas.

Agora, a companhia está lançando a nova versão do aparelho, que recebeu o nome de fonepad 7 (o número é referente ao tamanho da tela). O conceito é o mesmo, mas alguns recursos foram melhorados.

Aparentemente, a companhia está apostando que essa é uma tendência de mercado, portanto uma nova versão pode fazer muito sentido. O hardware está melhor, mas será que ele tem tudo o que é necessário para conquistar o consumidor? Será que ele realmente consegue unir o melhor de dois mundos? Vamos descobrir!

Especificações

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Resultados de benchmarks

Vellamo

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

AnTuTu

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

3DMark - Ice Storm Unlimited

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Aprovado

Visual chamativo

O ASUS fonepad chama a atenção pelo design. O visual compactua com outros aparelhos lançados anteriormente pela empresa, mas se diferencia pelos pequenos detalhes. Sem precisar pensar muito, podemos dizer que o visual do aparelho é refinado e deve agradar aos consumidores mais exigentes.

As curvas do produto são suaves, o acabamento é muito bom e o posicionamento dos elementos externos foi pensado para deixar o tablet funcional. A carcaça de plástico é sensível, mas a cor escura com brilhantes na parte traseira é atraente. É confortável e fácil segurar o aparelho tanto com uma quanto com duas mãos.

Os alto-falantes instalados na parte frontal são uma ideia genial, pois eles garantem melhor sonoridade na hora de aproveitar conteúdos multimídia. A câmera centralizada na parte traseira não incomoda em nada e dificilmente sua mão ficará em frente à lente na hora das fotografias.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A tela de 7 polegadas é muito boa. A tecnologia do display é a IPS e a resolução é de 1280x800 pixels, o que garante ótima qualidade de imagem. Fazendo os cálculos, logo você percebe que a densidade do visor não é muito elevada, mas dificilmente você ficará incomodado com os pixels na tela, até porque somente quem é extremamente observador conseguirá vê-los.

O nível de brilho do display é elevado, sendo possível usar o produto mesmo em dias ensolarados. As cores são vívidas e não há distorção do conteúdo, mesmo quando a tela é visualizada de lado. Isso quer dizer que ela é perfeita para que duas ou até três pessoas vejam as imagens apresentadas sem problemas. A sensibilidade ao toque não deixa a desejar.

Poderoso!

Um tablet de 7 polegadas não precisa de um hardware tão robusto, mas a ASUS não economizou na hora de planejar o aparelho. O processador aqui é um Intel Atom de dois núcleos que opera com clock de 1,6 GHz. Ele dá conta do sistema e dos softwares da ASUS sem quaisquer dificuldades.

Rodamos diversos apps simultaneamente, pulamos de um para outro e não tivemos problemas. A memória RAM é de 1 GB, o que significa que dá para executar quase todos os softwares e games da Google Play.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Equipado com processador gráfico PowerVR SGX544MP2, o fonepad 7 tem poder suficiente para reproduzir os principais games da atualidade com desempenho satisfatório. Dá pra rodar RoboCop, Asphalt 8, Injustice, Mini Ninjas e outros tantos sem dificuldades.

Aplicativos e opções geniais!

Se há algo que não podemos reclamar é da incrível quantidade de facilidades deste aparelho.
Os softwares da ASUS são caprichados, facilitando a vida do usuário que deseja o máximo de opções sem ter que baixar diversos apps.

Entre tantas vantagens, vale destaque para o menu personalizável. É possível ocultar e bloquear alguns apps para que bisbilhoteiros não mexam onde não devem. O app de câmera é outra parte do sistema que tem uma série de facilidades. Além de ser agradável, as configurações são de fácil acesso.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A barra de funções apresenta funcionalidades extras. Você pode, por exemplo, travar a barra para não esbarrar acidentalmente nos botões. Quer mais? Dá para adicionar atalhos rápidos para não ter que voltar à área de trabalho para abrir alguns apps mais comuns. A área de notificação tem vários recursos para que você controle seu tablet sem dificuldades.

Bateria e câmera que não decepcionam

A bateria do fonepad 7 não é a melhor que já vimos em um tablet, mas certamente surpreende. Em nossos testes, o aparelho consumiu pouca energia na hora de reproduzir vídeos via rede WiFi.

Para verificar a performance do componente energético, reproduzimos um filme de 1 hora com o brilho da tela regulado em 50%. Resultado: 18% da bateria foi consumido para reproduzir o conteúdo. Fazendo os cálculos, sabemos que há energia suficiente para aguentar quase 6 horas de filme.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A ASUS promete que a bateria do fonepad 7 pode durar até 28 horas para chamadas. Não tivemos a coragem de ficar tanto tempo no telefone. Todavia, realizando uma ou outra chamada, acessando a web e usando alguns apps, dá para usar o tablet o dia todo e ainda ter cerca de 20% de energia sobrando no fim da jornada.

Imagem capturada com a câmera do fonepad 7 (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O fonepad 7 não é um produto que se propõe a oferecer a melhor câmera do mercado, portanto não esperávamos grande qualidade nas fotografias. É curioso, contudo, que as imagens ficam muito boas. A regulagem automática é excelente e a câmera foca rapidamente, mas, claro, só funciona bem em ambientes com boa iluminação.

Reprovado

Um pouco frágil

Apesar do capricho no design, a ASUS não teve muita atenção aos materiais utilizados. Sim, é óbvio que parte desse “descuido” é proposital, justamente para poder deixar o gadget mais barato e acessível. De qualquer forma, é importante notar que o aparelho tem uma carcaça bem frágil e não deve aguentar muita pancada.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O plástico na parte traseira é liso e pode acontecer de o tablet escorregar, por isso é importante segurar ele com as duas mãos. Assim, se você é um consumidor que preza pela qualidade de construção e não aceita um gadget muito sensível, certamente precisa pensar duas vezes antes de apostar no fonepad 7.

Não é tão impressionante

Os alto-falantes foram bem posicionados e apresentam qualidade, mas o volume não é muito elevado, por isso não dá para esperar ótima experiência sonora em ambientes com ruídos. O tablet vem com um programa que serve para ajustar a qualidade sonora, mas se trata mais de um software de equalização do que algo que realmente modifica o volume.

Poucos tablets trazem câmera com flash, portanto não ficamos abismados que este produto da ASUS não tivesse esse adicional. De qualquer forma, é um ponto a ser destacado, visto que o flash pode fazer muita diferença na hora de capturar imagens noturnas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por fim, devemos relatar que o aparelho apresentou alguns problemas na hora de executar alguns games. Aparentemente, o processador é incompatível com alguns jogos, e podemos citar Buddy & Me e Deadman`s Cross.

Vale a pena

Com certeza vale a pena adquirir este tablet. Vendido por aproximadamente 900 reais, o ASUS fonepad 7 é certamente uma das melhores opções do mercado quando pensamos na relação custo-benefício, ainda mais se levarmos em conta que ele faz ligações!

O hardware de alta qualidade, a tela com cores intensas e os softwares exclusivos da ASUS fazem valer cada centavo. Bateria com boa autonomia e alto-falantes frontais são outros pontos que nos impressionaram. Ficamos satisfeitos com o produto, tanto nas funções de tablet quanto para a realização de chamadas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O fonepad 7 é um bocado grande, por isso é complicado usar ele como telefone nas primeiras vezes, mas a qualidade das ligações é muito boa. Os softwares para realizar chamadas, organizar contas e mensagens são bem parecidos com os de qualquer outro celular.

Ainda que a qualidade dos materiais não seja das melhores e a câmera não ofereça ótimos resultados, podemos dizer que este tablet é uma ótima aposta. Parece que a ASUS tem aqui um aparelho que pode brigar tranquilamente com os concorrentes. Resta saber se você precisa de um tablet com funções de telefonia.

Este produto foi cedido para análise pela ASUS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.