Anunciado juntamente com outros smartphones da ASUS, o Zenfone Selfie é o aparelho da empresa especialmente desenvolvido para quem gosta de capturar autorretratos. O modelo conta com uma câmera frontal de 13 megapixels que traz todos os recursos que geralmente só estão disponíveis no sensor principal na parte traseira. Além de uma câmera poderosa, o dispositivo também se destaca pelo bom desempenho na execução de aplicativos pesados – como jogos – e o design robusto.

Além desse smartphone, a companhia também anunciou o Zenfone 2, o Zenfone 2 Laser, o Zenfone 2 Deluxe e o monstruoso Zenfone 2 Deluxe Special Edition. O modelo “regular” já foi analisado pelo TecMundo e agora chegou a hora de conferirmos o que o Zenfone Selfie tem a oferecer. Preparados para conhecer melhor esse aparelho?

Especificações técnicas do ASUS Zenfone Selfie.

Especificações técnicas do ASUS Zenfone Selfie

  • Sistema operacional: Android 5.0 Lollipop
  • Tela: IPS LED 5,5 polegadas com proteção Gorilla Glass 4
  • Resolução da tela: 1920x1080 pixels
  • Densidade de pixels: 403 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 615
  • CPU: Quad-core de 1,7 GHz + quad-core de 1 GHz
  • GPU: Adreno 405
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 64 GB
  • Câmera traseira: 13 MP
  • Câmera frontal: 13 MP
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot, Bluetooth 4.0, GPS (A-GPS e GLONASS) e NFC
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio e proximidade
  • Cores: branco, rosa e azul
  • Dimensões: 156 mm (altura) x 77 mm (largura)
  • Espessura: 10 mm
  • Peso: 170 gramas
  • Preço de lançamento: R$ 1.299

ASUS Zenfone Selfie.

Design

Em seus novos smartphones, a ASUS resolveu manter a mesma linha de design para todos os lançamentos. Por conta disso, o Zenfone Selfie traz uma aparência muito semelhante à do Zenfone 2. O design do aparelho – que possui 10 mm de espessura na parte central – transmite resistência e robustez e passa a impressão de que não vai se danificar facilmente.

Por conta da câmera frontal, o Zenfone Selfie é um pouco mais alto que o modelo sem o sensor aprimorado – 156 mm de altura contra 152,5 mm. Entretanto, ele não é mais largo e nem mais pesado que o seu companheiro, oferecendo uma pegada muito semelhante quando considerações as dimensões e peso.

ASUS Zenfone Selfie.

Um detalhe que mudou em relação ao Zenfone 2 é a textura da tampa traseira do Zenfone Selfie. Em vez de uma superfície metalizada e rugosa, a ASUS apostou em um acabamento fosco e em três cores diferentes para os consumidores: branco, rosa e azul. A tampa traseira é removível, revelando alguns componentes internos, entrada para os chips SIM, cartão micro SD e a bateria removível.

Ainda na parte de trás, encontramos a câmera, flash duplo com dois tons, os botões de volume e uma novidade neste modelo: um sensor a laser para ajudar no foco das fotos. Embaixo, há uma saída de som que cobre praticamente toda a extensão horizontal do aparelho, e, logo acima, as logo "Zenfone" e "ASUS" gravadas com bastante elegância.

ASUS Zenfone Selfie.

Na parte frontal, damos de cara com os tradicionais botões capacitivos – não retroiluminados, o que pode ser um problema para quem precisa utilizá-los no escuro – e uma tela que cobre quase toda a superfície do Zenfone Selfie. Acima, algumas outras novidades desse smartphone: um sensor aprimorado de 13 megapixels, flash duplo de dois tons – o mesmo da parte traseira – e um alto-falante usado para ligações de voz.

O botão principal do Zenfone Selfie manteve aquela posição estranha e desconfortável para o uso na borda superior do smartphone. Quase é possível derrubar o aparelho ao tentar acioná-lo. Por sorte, esse problema de posicionamento é compensando pela funcionalidade de duplo toque na tela para acordar ou desligar a tela do dispositivo.

ASUS Zenfone Selfie.

Tela

O display do Zenfone Selfie também compartilha algumas características do Zenfone 2. O aparelho analisado possui 5,5 polegadas de diagonal e resolução Full HD (1920x1080 pixels), resultando em uma densidade de pixels de 403 ppi. A tela é do tipo IPS LED, o que contribui para uma visualização agradável em ângulos desfavoráveis e economia de energia para alimentar os pixels do display.

Mas a novidade neste quesito é a presença da última tecnologia da Corning para proteção do display. O vidro Gorilla Glass 4 promete alta proteção contra riscos, arranhões e impactos. Em nossos testes, usamos o aparelho em bolsas com chaves, canetas e outros itens e não percebemos qualquer dano na tela do dispositivo.

ASUS Zenfone Selfie.

O ajuste de brilho oferecido pelo software do Zenfone Selfie também é satisfatório. As configurações automáticas conseguem balancear muito bem a intensidade do display em ambientes iluminados e escuros. Já o brilho máximo consegue oferecer uma visualização confortável mesmo diante de luz forte.

A resolução Full HD da tela grande do Zenfone Selfie faz com que o aparelho seja o companheiro ideal para o consumo de conteúdo. É muito confortável navegar na web, assistir a vídeos e ler utilizando esse smartphone. Um display desse tamanho também contribui para a visualização de fotos, um dos principais usos de quem comprar esse dispositivo.

Câmera frontal

Apesar das vantagens da tela, o verdadeiro destaque do Zenfone Selfie é mesmo a câmera frontal. O aparelho é capaz de registrar selfies impressionantes graças ao sensor de 13 megapixels e 17 modos de captura. Com a lente grande angular de 88°, é possível enquadrar todo mundo na foto e ainda registrar boa parte do cenário que está por trás das pessoas.

O Zenfone Selfie ainda conta com uma adição interessante para quem registra selfies no escuro: o flash frontal de dois tons, que ajuda a balancear o brilho da luz e faz com que as fotos não fiquem estouradas. Os diversos modos de captura ajudam a criar o autorretrato perfeito. Esse smartphone com certeza possui a melhor câmera frontal que a nossa redação já testou.

Câmera traseira

A câmera traseira do Zenfone Selfie também traz muita qualidade para os amantes de fotografia. Aqui, o destaque vai para o foco a laser, novidade que ajuda muito na hora de registrar com rapidez todos os momentos com esse smartphone. Em nossos testes, o ganho de velocidade com a focalização de objetos foi considerável, mostrando que a ASUS acertou em cheio nessa adição.

O aparelho ainda grava vídeos em resolução Full HD e conta com os mesmos 17 modos que estão presentes na câmera frontal. São estes: Automático, Manual, HDR, Embelezamento, Super Resolução, Pouca luz (3M), Cena noturna, Profundidade de Capo, Efeito, Animação GIF, Panaroma, Miniatura, Retrocesso de tempo, Remoção inteligente, Sorriso grupo e Câmera Lenta.

Desempenho

Apesar de possuir um hardware mais fraco que o Zenfone 2, o aparelho de selfies da ASUS apresenta um desempenho muito bom. O processador de oito núcleos da Qualcomm – o Snapdragon 615, quad-core de 1,7 GHz + quad-core de 1 GHz – é capaz de rodar jogos pesados, como Grand Theft Auto: San Andreas, The Sims 3, Need for Speed: Most Wanted, Heartstone e Goat Simulator com tranquilidade.

O armazenamento interno de 32 GB – expansível com cartão micro SD – é ideal para aqueles que pretendem instalar vários jogos em seus smartphone. Outra vantagem é a possibilidade de transferir apps para o cartão de memória, liberando mais espaço caso seja necessário. Vale mencionar que apps básicos, de produtividade e redes sociais rodam numa boa também.

ASUS Zenfone Selfie.

Benchmark

Na realização desta análise, foram utilizados três aplicativos de benchmark para avaliar o Zenfone Selfie: o 3D Mark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 5 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam um melhor desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark.

AnTuTu Benchmark 5

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

AnTuTu Benchmark 5.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para a análise do Zenfone Selfie, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

3D Mark (Ice Storm Unlimited).

Interface

O Zenfone Selfie conta com a tradicional interface ZenUI criada pela ASUS a partir do Android. O sistema é bastante leve e roda com tranquilidade, mas conta com vários apps pré-instalados. A inclusão desses programas foi necessária para que a empresa pudesse baratear ainda mais o custo final desse smartphone. Infelizmente, alguns desses aplicativos não podem ser desinstalados do aparelho.

Um dos destaques da ZenUi é o ZenMotion, recurso que permite a abertura de apps e funcionalidades a partir da tela desligada. É possível, por exemplo, abrir a câmera (frontal e traseira), o navegador, e até aplicativos específicos – como o telefone e mensagens – com simples gestos no display.

ASUS Zenfone Selfie.

Bateria

Apesar de possuir uma capacidade impressionante – 3.000 mAh –, a bateria removível do Zenfone Selfie possui um desempenho que está apenas dentro da média. Em um teste de estresse rodando vídeos em alta resolução de forma ininterrupta e com o brilho no máximo, foram necessárias pouco mais de seis horas e meia para esgotar completamente a carga do aparelho.

Se o smartphone não se destaca pela autonomia de bateria, a ASUS compensa isso com os diversos modos de economia de energia e o carregamento turbo Quick Charge – disponível para todos os aparelhos equipados com o chipset Qualcomm Snapdragon 615 – que só funciona com o acessório da própria empresa. Esses mecanismos ajudam naqueles momentos de desespero em que precisamos guardar o máximo de carga ou recarregar rapidamente a bateria.

ASUS Zenfone Selfie.

Áudio

A capacidade sonora do Zenfone Selfie também é satisfatória. O aparelho apresenta um som bastante alto, mas peca por ser um pouco estridente em volume máximo. Também percebemos alguns ruídos na reprodução de sons muito agudos.

O design curvo da tampa traseira ainda evita que o áudio saia abafado quando o Zenfone Selfie está sob uma superfície lisa. O aparelho ainda acompanha um fone de ouvido intra-auricular simples, mas que deve ser o suficiente para atender as necessidades daqueles que querem curtir uma música ou jogo sem incômodo do barulho externo.

ASUS Zenfone Selfie.

Vale a pena?

Sim, esse smartphone é uma ótima pedida para os amantes de fotografias, especialmente aqueles adeptos à moda do selfie. A câmera frontal do Zenfone Selfie é a melhor que já passou por nossa redação, o que deve ser o suficiente para conquistar muitos consumidores. Apesar de ser mais fraco que o Zenfone 2 quando o assunto é o hardware, o aparelho não deve decepcionar os usuários no quesito desempenho. Jogos pesados da Google Play rodaram numa boa, o que indica que praticamente todos os apps da loja também executarão sem problemas.

Se você adora tirar selfies, gostou do design robusto dos novos dispositivos da ASUS e quer um aparelho com um bom desempenho, o Zenfone Selfie com certeza é a melhor escolha. O que você achou desse smartphone? Acha que ele vale os R$ 1.299 cobrado pela empresa como preço de lançamento? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

Análise do smartphone Zenfone Selfie: o que você achou desse aparelho? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: