Review: placa-mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

10 min de leitura
Imagem de: Review: placa-mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Os novos chipsets Z97 da Intel já estão chegando ao mercado em diversos modelos de placas-mãe. A ASUS, uma das maiores fabricantes desse tipo de produto, trouxe uma linha completa, e a Sabertooth Z97 Mark 1 é uma das novidades.

A linha Sabertooth é uma das séries de elite da ASUS; ela oferece uma grande quantidade de recursos especiais. O principal deles é a durabilidade do equipamento: todos os componentes dessa placa foram projetados para trabalhar acima dos limites de modelos mais simples.

Especificações

Embalagem

A embalagem da Sabertooth carrega o visual militar da placa estampado das imagens. O seu tamanho é ligeiramente maior que as caixas de outros produtos devido ao grande número de acessórios que a ASUS envia junto com o modelo. Veja quais são eles:

  •          4 x cabo SATA
  •          1 X Ponte SLI
  •          1 x Espelho para gabinete
  •          1 X Q-Conector
  •          1 x cooler 35 mm
  •          1 x cooler 40 mm
  •          2 x parafuso curto para cooler
  •          4 x parafuso longo para cooler
  •          3 x cover para slot PCIe x 16
  •          3 x cover para slot PCIe x 1
  •          2 x cover para slot DRAM
  •          1 x filtro de poeira para o painel traseiro
  •          3 x cabo termistor

Tampas para os conectores

  •          1 x LAN
  •          1 x HDMI
  •          1x DVI
  •          1 x slot USB 3.0
  •          1 x Display Port
  •          7 x SATA
  •          1 x SATA Express
  •          8 x USB
  •          2 x slot USB 2.0
  •          5 x Audio

Design

A principal característica da Sabertooth é a resistência. Para oferecer isso ela, conta com uma grande quantidade de componentes desenvolvidos com essa finalidade. E nisso entra a siga TUF, que vem das palavras “The Ultimate Force”. Isso inclui uma série de itens desenvolvidos especialmente para a placa.

O mais visível deles talvez seja a “armadura”. A Sabertooth conta com duas chapas que cobrem tanto a parte de cima quanto a parte inferior dela. Essas peças servem para proteger tudo de diversos problemas: o primeiro é o pó, que em vez de se acumular nas peças ficará em cima da chapa de proteção — consequentemente, facilitando a sua remoção. Em segundo lugar, a função mais importante: dissipar melhor o calor.

A armadura funciona como um escudo que protege a placa do calor gerado por outras peças, como a GPU, por exemplo. Como sabemos, o calor pode afetar a durabilidade dos componentes eletrônicos. Sendo assim, qualquer coisa que possa auxiliar na diminuição da temperatura é muito interessante.

A segunda parte da armadura é a peça de metal que fica na parte inferior. Ela garante que a placa-mãe possa ser mais robusta e aguente o peso de duas ou mais placas de vídeo de tamanho avantajado, sem que o PCB possa envergar; algo que, se acontecer, vai acabar danificando o conjunto.

O sistema de proteção vai além da “armadura” principal. Isso porque a ASUS fornece uma série de tampas protetoras que servem para cobrir os slots e portas que não forem utilizados. Essas peças cobrem portas USB, SATA e os slots de memória e PCI Express.

A Sabertooth é construída com cores em tons militares, o que dá um toque especial ao produto. A camuflagem faz parte de todo o conjunto: até mesmo o dissipador do chipset leva uma estampa especial para combinar com o restante.

A ASUS também se preocupou em enviar dois coolers extras que podem ser conectados à armadura. O primeiro fica próximo ao primeiro slot PCI Express e o segundo atrás do soquete do processador. Como a cobertura cria dutos especiais, o fluxo do ar proporcionado por esses ventiladores ajuda a dissipar o calor das peças. Não é nada que vá fazer uma incrível diferença, mas é uma adição interessante ao conjunto.

Próximo ao soquete do processador estão os reguladores de tensão e demais componentes; nesse local é possível ver que as bobinas também são personalizadas, mostrando que a ASUS caprichou no conjunto.

A placa traz seis portas de conexão SATA, sendo que um dos pares faz parte do conector SATA Express. A curiosidade aqui é que o espaçamento dos conectores na porta SATA Express é pequeno, o que impede a conexão de cabos com travas. Vale lembrar que esse problema não é exclusivo desse modelo, já que muitas utilizam os mesmos conectores.

Chipset Intel Z97

O novo chipset da Intel abre caminho para os novos processadores da fabricante, isso porque ele é compatível tanto com os modelos da quarta geração (Haswell) quanto os da quinta geração (Broadwell), que ainda não chegaram ao mercado. Isso faz com que investir em uma placa-mãe que tenha o Z97 seja interessante tendo em vista futuros upgrades.

Uma das grandes novidades do novo chipset é o suporte a novas interfaces de armazenamento, como o SATA Express e o M.2. Entre outras novidades do chipset está o suporte à tecnologia Intel Boot Guard, que protege a máquina de malwares mesmo fora do sistema operacional. O Z97 também já oferece suporte ou sistema de cache SSD Smart Response.

Componentes TUF

O Thermal Radar 2 permite que você controle as ventoinhas em placas de vídeo ASUS, assim como as ventoinhas do gabinete. Isso é feito com a ajuda de diversos sensores posicionados em locais estratégicos, além de um cabo termistor que pode ser posicionado junto aos componentes para facilitar o monitoramento. Tudo pode ser gerenciado dentro do Windows pelo Ai Suite 3 sem muita dificuldade.

O responsável por controlar esses dados de forma precisa é o TUF Ice, um chip de monitoramento especial desenvolvido pela ASUS. Segundo a empresa, esse modelo é mais preciso que outros chips desse tipo.

Essa placa inclui uma série de peças desenvolvidas para aguentar o uso extremo. Os MOSFETs são de padrão militar certificados com RDS mais baixos. Isso significa que eles possuem maior eficiência energética e, consequentemente, produzem menos calor. E, como já sabemos, menos calor resulta em maior durabilidade.

As bobinas são melhor refrigeradas e os capacitores possuem 20% a mais de tolerância de temperatura. Isso garante a eles uma vida útil até 5 vezes maior. A Sabertooth também possui uma boa resistência contra descargas eletrostáticas. Segundo a ASUS, todos os itens da placa são testados em um nível extremo nos laboratórios da empresa para garantir que não existam falhas no projeto.

Sistema de áudio

Assim como os demais componentes dessa placa, o sistema de áudio também leva o selo TUF. O principal destaque aqui é a blindagem de áudio: a separação analógica dos canais de áudio que evita interferência multilateral e reduz o ruído inicial de todas as saídas de áudio.

O chip de som é bem tradicional. Fabricado pela Realtek, ele oferece uma qualidade sonora razoável e tem um painel de controle relativamente completo para o gerenciamento de som. Além disso, ele não oferece nada de muito especial.

SATA Express e Thunderbolt

O SATA Express ainda é uma tecnologia relativamente nova e essa interface já está começando a aparecer nas placas-mãe novas, como essa. A vantagem é a velocidade de transmissão de dados: enquanto o SATA 3.0 pode transferir dados a uma velocidade de 600 MB/s, o SATA Express pode transferir as informações a 2 GB/s ou mais, já que ela utiliza as linhas de conexão PCI Express, que podem ser agrupadas para aumentar o desempenho.

Outra novidade da Z97 Sabertooth é a compatibilidade com o Thunderbolt, a nova conexão que permite a transferência de dados e imagem em alta velocidade através de uma única conexão física.

ASUS AI Suite 3

O AI Suite 3 é um painel de controle completo, desenvolvido para permitir o gerenciamento total dos recursos da placa-mãe. A interface é dividida em uma série de menus, cada um com itens específicos.

A primeira tela é o “Thermal Tuning”. Ali é possível gerenciar a temperatura de trabalho do sistema com base nos termistores que acompanham a Sabertooth. O funcionamento é simples: basta instalar os três sensores de temperatura e posicioná-los nos periféricos que precisam ser monitorados.

Dentro do AI Suite é possível selecionar o que cada um deles faz e adicionar um ícone específico, como um HD ou um módulo de memória, por exemplo. Depois de configurar tudo, é só iniciar a configuração automática que faz uma medição de temperatura do sistema e regula tudo para o melhor desempenho possível.

A segunda tela é o Fan Control, que oferece ferramentas de ajuste dos ventiladores da máquina e permite a criação perfis de funcionamento. Um recurso interessante é o Dust de-Fan, que faz com que os coolers girem para o lado inverso na hora que a máquina é ligada. Isso evita o acúmulo de poeira nas hélices. O recurso não faz milagres, mas aumenta o intervalo necessário entre uma limpeza e outra.

O AI Suite 3 também permite que você ajuste padrões mais avançados do sistema, incluindo o regulador Digi+ VRM. Na aba CPU, é possível regular as tensões e a frequência da CPU de forma simples; já na aba DRAM, é possível ajustar os níveis de frequência e voltagem da memória.

Quem quiser realizar overclocks, mas não tiver muita familiaridade com esse tipo de função, poderá encontrar no AI Suite 3 uma poderosa ferramenta para aumentar o desempenho da máquina com poucos cliques.

Em todas as telas é possível ver um menu com informações completas sobre as tensões, clocks, temperaturas e o cooler na parte inferior.

ASUS HomeCloud

O ASUS HomeCloud é um sistema de gerenciamento remoto implantado pela ASUS. Através dele você pode acessar o seu PC remotamente, tendo acesso aos arquivos e podendo até mesmo reproduzir vídeos à distância. É possível “acordar” a máquina sem precisar ter contato físico com ela, e tudo isso através de um dispositivo móvel.

A função é fazer com que a sua nuvem de dados seja o seu próprio computador, fazendo com que você não precise armazenar suas informações sigilosas em algum servidor desconhecido que pode sair do ar a qualquer momento.

BIOS UEFI

O BIOS UEFI é uma grata atualização sobre a interface tradicional com navegação baseada apenas em teclado, menus complexos e poucas ferramentas.

A novidade está nas telas de controle maiores com detalhes, gráficos e uma grande variedade de ferramentas que permitem um controle mais preciso das funções da máquina, mesmo por aqueles que não possuem muita intimidade com ela; tudo em um visual que se aproxima bastante do próprio sistema operacional.

A ASUS tratou de empregar o mesmo estilo visual da placa-mãe no papel de parede do BIOS. Os tons militares também estão presentes nessa tela, dando um visual muito bom ao conjunto.

As informações também são muito bem distribuídas na interface. A tela inicial é dividida entre informações sobre o hardware, temperaturas e tensões específicas. Já a interface é dividida em duas telas: a primeira é o EZ Mode, que mostra em detalhes as principais configurações do BIOS de uma maneira agradável e fácil de entender.

Quem quiser regular itens mais avançados poderá acessar a segunda tela da interface e ver uma tela mais tradicional clicando no Advanced Mode, em um botão localizado na parte inferior da tela. O modo avançado é bem parecido com as telas de BIOS mais antigas, mas continua oferecendo uma grande variedade de recursos.

Vale a pena?

Não é exagero dizer que a placa-mãe é a base de um sistema estável, mas montar uma máquina com uma placa como a Sabertooth Z97 pode ser até mais do que você precisa. A quantidade de recursos e acessórios extras que acompanham o modelo é impressionante.

Outro detalhe que chama atenção é a construção dessa motherboard. Além de componentes de qualidade assegurada, todos são feitos para suportar condições extremas. E investir em um equipamento com qualidade garantida é sempre uma ótima decisão na hora da compra.

A armadura e os protetores de pó fazem parecer que você vai montar essa placa dentro de um veículo militar — e talvez seja justamente essa a impressão que a ASUS queira passar com esse modelo. Se já não fosse tudo isso, ela ainda tem 5 anos de garantia, tempo mais que suficiente para que você tire o investimento inicial feito na peça.

É claro que a grande maioria desses recursos não será utilizada por todos os usuários e não é um exagero dizer que muitos nem vão saber que eles estão ali. Por outro lado, é justamente isso que fará muitos deles esquecerem que a placa existe e está dentro de seus PCs: ela é incrivelmente confiável.

No mercado nacional ela pode ser encontrada na faixa de R$ 800. O preço está na média e faz com que ela seja um ótimo custo benefício para quem busca segurança e durabilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.