(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

No dia primeiro de abril (ontem), algumas notícias começaram a circular sobre a aproximação de um asteroide que poderia passar muito perto da Terra. Como nesse dia muitos sites publicam matérias inverossímeis (e até o Tecmundo embarca nessa), nem todos acreditavam que as informações da NASA poderiam ser reais. Mas eram...

O site do programa Near Earth Object, da NASA, publicou alguns dados concretos sobre o 2012 EG 5 (nome atribuído ao asteroide). Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, a distância entre a Terra e o asteroide foi de 0,6 LD – ou seja, 60% da distância entre o planeta e a Lua (mas não exatamente entre os dois corpos). Como você pode ver nesta página, o diâmetro dele varia entre 36 e 81 metros.

Todos os dias, diversos asteroides passam pela Terra, mas são raros os que atingem distâncias inferiores à da Lua. Apesar de tudo, desta vez não há motivos para preocupações. Mesmo passando nas proximidades da Terra, ele não aparece na lista de corpos que oferecem ou ofereceram risco de impacto.