Tudo o que um astronauta não pode fazer no espaço

2 min de leitura
Imagem de: Tudo o que um astronauta não pode fazer no espaço

AmpliarAstronautas não pode comer pizza nem lavar roupa no espaço (Fonte da imagem: NASA)

Antes de voltar para a Terra, o astronauta Andrew Feustel acabou sendo atingido por um cisco no olho direito. Se estivesse em nosso planeta, algumas lágrimas escorreriam e levariam a sujeira embora. Mas no espaço isso não acontece, pois as lágrimas continuam presas em um ambiente de microgravidade. Com isso, a tripulação descobriu que um ser humano não consegue chorar no espaço.

Mas existem outras atividades que um astronauta não pode fazer enquanto estiver em órbita em volta da Terra. Os itens listados pelo site Motherborad não podem ser realizados por duas principais razões: impossibilidade física ou proibição da agência espacial. Confira!

Nada de comer pizza!

Parece óbvio que as pizzarias da Terra não possam entregar pedidos para astronautas na Estação Espacial Internacional. Mas não é só isso: a guloseima também não pode ser desidratada ou congelada para ser consumida no espaço. Se você tem dúvidas sobre como é a alimentação dos astronautas em microgravidade, não deixe de ler o artigo do Tecmundo sobre o assunto. 

Não envie relatórios no formato DOC!

Clippy ficaria triste: MS Word não pode ser usado na ISS (Fonte da imagem: TechnoGhana)

Desde 2006, a NASA proibiu o uso de arquivos no formato DOC por astronautas. Esse tipo tão comum de documento foi banido oficialmente após a Microsoft declarar que uma vulnerabilidade no editor de textos Word permitia a execução remota de códigos não autorizados. Isso seria, obviamente, uma grande ameaça para a Estação Espacial Internacional. 

A NASA é laica

Rezar é uma prática desencorajada pela NASA, já que a agência espacial recebeu um processo depois que astronautas leram versículos do livro de Gênesis na rede nacional de televisão durante as comemorações do Natal de 1968.

Buzz Aldrin chegou a receber comunhão quando foi à Lua, mas manteve o rádio de comunicação desligado durante esse momento. E, em 2006, um astronauta muçulmano recebeu um guia da Agência Espacial Malaia que descrevia como ele deveria proceder para realizar os ritos de sua fé dentro da Estação Espacial.

Sem permissão para namorar no espaço

Como dissemos no artigo “5 experimentos bizarros que revolucionaram o sexo”, astronautas não podem transar no espaço por determinação da NASA. Além disso, existem diversas dúvidas sobre a possibilidade de realizar o ato sexual em um ambiente de microgravidade e o assunto é considerado um tabu dentro da comunidade científica

Além disso, a gravidez é totalmente desaconselhada para mulheres em órbita: o ambiente de peso reduzido pode causar danos irreparáveis no feto, já que exerce influência sobre músculos, fluidos e outros aspectos do corpo humano.

Roupas sujas durante a viagem toda

Como a água é um bem muito valioso para os astronautas, eles não podem lavar roupas. Por isso, precisam usar o mesmo traje durante toda a missão. Mas não se preocupem, todos sabem que uma calça, por exemplo, pode ser usada por até três meses sem cheirar mal.

E então, vai encarar umas férias em órbita? Não se esqueça de que brasileiros já podem comprar pacotes de turismo espacial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.