Qual é o cheiro da Lua?

1 min de leitura
Imagem de: Qual é o cheiro da Lua?

Já sabemos qual a composição do solo lunar, como é atmosfera do nosso satélite natural e até que existe água por lá. Mas uma coisa ainda era um mistério: qual é o cheiro da Lua? A exposição Beyond Planet Earth, que está no American Museum of Natural History, traz uma oportunidade única para os terráqueos experimentarem essa sensação.

De acordo com o pessoal do Gizmodo, que já matou a curiosidade, o equipamento é o mais simples possível: basta pressionar um botão e aproximar-se de uma abertura no aparelho para sentir o ar durante cerca de 10 segundos. Astronautas que atuaram em módulos próximos à Lua e tiveram os trajes cobertos por poeira de lá descreveram o cheiro como “muito forte” e similar ao de “pólvora gasta”, com uma sensação de algo metálico.

De acordo com a NASA, metade da composição da superfície lunar é dióxido de silício (sílica). Já a poeira lunar é rica em ferro, cálcio e magnésio, juntamente com alguns minerais – e é mais ou menos isso que a máquina tenta simular. A exposição começa em novembro de 2011 e fica até agosto do ano que vem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.