NASA quer câmara de sono profundo e casca magnética para colonizar Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA quer câmara de sono profundo e casca magnética para colonizar Marte

Os astronautas da NASA podem ter no futuro uma grande e variada seleção de equipamentos e tecnologias para viagens espaciais e até a colonização de outros planetas. Ao menos é essa a ideia do NASA Innovative Advanced Concept (NIAC), um programa de incentivo da agência para que cientistas do mundo inteiro enviem projetos conceituais que, na melhor das hipóteses, podem inspirar produtos de verdade ou até se tornar realidade.

Na atual edição do concurso, foram selecionados oito conceitos que passaram por avaliações pareadas e foram avaliados em conceitos como inovação e viabilidade técnica.

Só que nem adianta se animar muito: todos os projetos, se forem tirados do papel, podem levar dez anos ou mais para virarem realidade em alguma missão da NASA. Porém, como a própria colonização interplanetária ainda está distante, não custa expandir um pouco mais esse sonho.

Conheça o futuro

Os projetos são bem variados, mas focam em conforto e possibilidade de longas viagens e pousos em outros corpos celestes.

A casca pode ajudar na hora do pouso

O "Magnetoshell", por exemplo, é uma casca de plasma magnético que pode ajudar módulos na hora do pouso, economizando em combustível, deixando a aterrissagem confortável e até quase acabando com o aquecimento gerado pela fricção e pela velocidade de entrada na atmosfera.

A câmara é para viagens que duram anos

Outro projeto promissor é o "Advancing Torpor Inducing Transfer Habitats", uma câmara de sono induzido para a equipe de astronautas sem utilizar congelamento. Esse é um dos projetos que ainda precisam de bastante análise até serem de fato colocados em prática.

Os outros projetos ainda incluem um telescópio reflexivo preciso e extremamente grande usando elementos reconfiguráveis, um satélite econômico e um novo sistema de propulsão. Você pode conferir as descrições completas (em inglês) aqui.

Você acha que a NASA chegará em Marte até 2030? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.