Astrônomos encontram sistema de três estrelas com 'Júpiter quente'

Imagem de: Astrônomos encontram sistema de três estrelas com 'Júpiter quente'

Sistemas solares costumam ser padronizados, com planetas orbitando em volta de grandes estrelas. Porém, cientistas da University of Notre Dame que operavam o Kilodegree Extremely Little Telescope descobriram um conjunto bem diferente e curioso no espaço.

A novidade é um sistema composto de três grandes estrelas, sendo que um dos planetas participantes é uma espécie de "Júpiter quente" — um gigante gasoso com dimensões e massa parecidas com as de Júpiter do Sistema Solar, mas que orbita muio perto de um dos corpos celestes principais.

O planeta KELT-4Ab gira em torno de uma estrela central a cada três dias (em medidas terrestres). As duas outras estrelas orbitam entre si a cada 30 anos e entre a estrela principal e KELT-4ab a cada 4 mil anos.

Uma representação do novo sistema encontrado

Sistemas de três estrelas não são inéditos para a ciência, mas o fenômeno é extremamente raro: até agora, só quatro planetas assim foram localizados. A descoberta ainda impressiona porque gigantes gasosos tendem a ficar afastados das estrelas que orbitam. Porém, como o sistema tem mais de uma estrela importante, a órbita pode ter mudado a dinâmica dos corpos celestes e as aproximado — tudo de uma forma que os pesquisadores ainda não foram capazes de determinar. KELT-4ab fica a 685 anos-luz da Terra.

Você se interessa por estudos de astronomia? Comente no Fórum do TecMundo