Artista japonês combina projeção 3D e mapeamento facial em shows incríveis

2 min de leitura
Imagem de: Artista japonês combina projeção 3D e mapeamento facial em shows incríveis

Um diretor de um estúdio no Japão encontrou uma forma criativa de juntar duas técnicas e criar um espetáculo visual único. O nome dele é Nobumichi Asai e a tecnologia vem sendo chamada de "video mapping". O resultado são projeções simultaneamente psicodélicas e futuristas que fazem parte do projeto Connected Colors - parceria da WOW com a Intel.

Funciona assim: a modelo é maquiada digitalmente seguindo conceitos lúdicos e fantasiosos, e tem seu rosto mapeado em tempo real com temas de cores da natureza e conceitos afins. Os tons são combinados harmoniosamente com movimentos que quase literalmente hipnotizam o espectador, que presencia um espetáculo singular acompanhando as projeções faciais na modelo.

Confira:

O projeto acaba transformando o rosto humano em uma verdadeira obra de arte, nem sempre caindo para a ideia padrão de beleza e podendo ser até mesmo considerado algo bizarro ou perturbador. Com o projeto, Asai e a equipe da WOW pretendem mostrar ao mundo como é possível utilizar a tecnologia de mapeamento computacional no universo artístico — e realiza isso com maestria.

Como a tecnologia funciona

O artista começa gerando uma imagem do rosto da modelo em três dimensões e, após usar uma maquiagem tradicional apenas para criar modelos diversos de visuais, Asai conta com uma técnica chamada fotogrametria para registrar os conceitos. Depois, as fotografias são utilizadas para gerar os modelos em 3D.

Após essa etapa, são posicionados marcadores infravermelhos no rosto limpo da modelo e cinco câmeras infravermelhas identificam esses pontos, rastreando-os enquanto ela se move ao longo da coreografia. Para isso, Asai conta com um computador equipado com um processador Intel Core i7 de 6ª geração, capaz de computar todos os dados com o nível de precisão necessário em tempo real.

Tecnologia, arte e alta velocidade

Nada bobo, Nobumichi Asai aproveitou a popularidade de uma dupla de dançarinas japonesas para servir como uma espécie de vitrine para seu projeto Connected Colors. A colaboração com a dupla AyaBambi está dando o que falar, pois Aya Sato e Bambi chamam atenção no universo da dança por conta de suas coreografias "diferentonas" com movimentos muito rápidos em perfeita sincronia.

Para combinar a projeção do video mapping com o estilo de dança da AyaBambi, a equipe técnica conseguiu fazer com que o projetor rodasse a mil frames por segundo com menos de dez milissegundos de atraso na projeção (ou seja, praticamente imperceptível aos olhos do espectador), e esse feito certamente abrirá portas para toda uma nova gama de atrações visuais mesclando arte e tecnologia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.