SATA 3.2 terá taxa de transferência de 2 GB/s

1 min de leitura
Imagem de: SATA 3.2 terá taxa de transferência de 2 GB/s

SATA 3.2 pode ser mais rápido que PCIe com dois lanes (Fonte da imagem: Reprodução/TechSpot)

Com a necessidade de melhorar o desempenho da transferência de dados em ultrabooks e ainda assim manter uma boa eficiência, alguns fabricantes começaram a apelar para dispositivos de armazenamento PCIe, já que os padrões atuais do SATA não davam mais conta do recado. Para acabar de vez com esse impedimento, a SATA-IO, organização que desenvolve e gerencia o padrão, publicou as novidades que podemos esperar para a próxima geração do sistema.

O SATA 3.2 deve ter uma taxa de transferência bem superior ao que se encontrava nas versões anteriores do sistema de comunicação, superando até os dois lanes utilizados no PCIe 3.0 para dispositivos de armazenamento. Assim, o novo padrão chegará a 2 GB/s (16 Gb/s). Fora isso, os aparelhos SATA 3.2 poderão ser utilizados em paralelo com o dispositivos de armazenamento PCIe.

Outra grande novidade que a SATA-IO publicou é a possibilidade de o SATA 3.2 ser construído no formato M.2, que deve tornar o sistema de comunicação acessível para tablets e alguns ultrabooks supercompactos.

Mesmo com as novidades anunciadas, ainda não há uma previsão de quando esse novo sistema começará a ser adotado pelas fabricantes.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.