Como funciona uma “shotgun” por dentro?

2 min de leitura
Imagem de: Como funciona uma “shotgun” por dentro?
Imagem: HD Nice Wallpapers

A espingarda – também conhecida pelos nomes populares de “doze” ou “shotgun” – é uma das armas mais famosas e letais do mundo. É bem provável que você já tenha visto alguma em filmes de ação ou jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Todo mundo conhece as características icônicas desse equipamento mortal, mas será que você sabe como ele funciona e quais peças trabalham no interior de seu corpo para efetuar um disparo?

Surgidas a partir do século XVII, as espingardas são difíceis de se definir. São comumente categorizadas como armas de cano longo e liso, o que as diferencia dos rifles, que geralmente possuem cano raiado (ou seja, com ranhuras em seu interior que giram o projétil durante sua ejeção para melhorar sua estabilidade). Como munição, as shotguns empregam cartuchos com múltiplos projéteis em seu interior (geralmente pequenas esferas de metal).

Embora existam diversos tipos de espingardas no mercado, todas possuem os mesmos componentes básicos que garantem seu funcionamento. De trás para frente, temos a coronha (geralmente feita de madeira, com uma soleira de borracha para amortecer o recuo do disparo), a caixa da culatra, o gatilho, a abertura de ejeção, a abertura do carregador, o depósito de munição, e, finalmente, o cano pelo qual o projétil é lançado.

Animação exemplificando o funcionamento de uma espingarda

Engenharia da morte

A maioria das espingardas que vemos em filmes e jogos são do tipo pump action (termo que, no Brasil, costuma ser traduzido como “ação de bomba”). São aquelas armas que possuem uma telha logo abaixo do cano. Essa peça, ao ser puxada, empurra um cartucho (devidamente inserido no depósito pela abertura do carregador) para a câmara e arma o cão, que é a peça ligada ao gatilho.

Ao atirar, uma agulha golpeia a espoleta do cartucho, incendiando a pólvora e criando a explosão que arremessa a carga (projéteis de metal) para fora do cano. Com a câmara vazia, o usuário já pode puxar a telha novamente para extrair a embalagem vazia (que escapa da arma através da abertura de injeção), inserir um novo cartucho e repetir o processo.

No vídeo acima, o responsável pelo canal MidwayUSA literalmente corta ao meio uma espingarda calibre 12 da marca Winchester para mostrar na prática como funciona esse sistema de recarga. Repare, a partir do minuto 4:10, como é feita a extração do projétil já utilizado e o posicionamento do novo dentro da câmara.

Você sabia como funciona uma espingarda? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.