Quem já precisou mostrar uma foto ou um vídeo no celular para vários amigos ao mesmo tempo sabe o drama que é ter que ver o seu aparelho ir de mão em mão para que todos possam vê-lo. Quando esse não é o caso, todo mundo se reúne em volta de você para conferir o que é exibido pelo smartphone. Isso acontece porque, infelizmente, nem todos têm um projetor ou uma smart TV em casa, dispositivos que resolveriam facilmente esses problemas.

Mesmo que o seu aparelho tenha uma tela com satisfatórias 5 polegadas, é difícil compartilhar o conteúdo do smartphone com várias pessoas ao mesmo tempo. Mas este Área 42 veio para trazer uma solução para essas situações.

Com uma caixa de sapato, uma lupa e alguns outros materiais simples, é possível fazer um projetor caseiro para você mostrar a tela do seu celular para todo mundo. Quer saber como? Então confira aos materiais e ferramentas que você vai precisar neste Área 42:

Projetor criado usando uma caixa de sapato, lupa e celular.

Materiais

  • Um smartphone com alto índice de brilho;
  • Uma caixa de sapato;
  • Uma lupa;
  • Uma caixa de papelão um pouco maior que o celular;
  • Isopor;
  • Palito de churrasco;
  • Fita isolante.

Ferramentas

  • Estilete;
  • Tesoura;
  • Cola quente.

Materiais e ferramentas que você vai precisar para criar o projetor.

Montagem

Para fazer o nosso projetor, vamos usar o Samsung Galaxy S6, mas qualquer celular com alta capacidade de brilho pode ser utilizado, como o Apple iPhone 6 e LG G4. A lupa que utilizaremos possui uma lente de vidro, o que favorece a qualidade final das imagens. Porém, qualquer tipo pode ser utilizado. Apenas ressaltamos que, quanto maior for a lupa, maior deve ser a caixa de sapato e melhor tende a ser o resultado.

Lupa utilizada para a construção do projetor.

1. Caixa de sapato e lupa

O primeiro passo da montagem é abrir um buraco que seja do tamanho da lupa em um dos lados da caixa de sapato. Marque com uma caneta e recorte o papelão com um estilete ou uma tesoura. A dica aqui é criar uma abertura com o diâmetro que seja o mais próximo possível da circunferência da lente.

Em seguida, fixe a lupa nesse buraco da caixa. Dá para usar fita isolante ou, se preferir, cola quente para deixar o objeto bem preso ao papelão. A dica é deixar a lupa alinhada e perpendicular à base da caixa.

Fixando a lupa na caixa de sapato.

2. Suporte para o celular

Em seguida, precisamos criar um suporte para o aparelho. Para isso, corte um pedaço de isopor que será usado como uma base. A caixa do tamanho do celular servirá como um apoio para que o smartphone não caia para frente ou para trás. Corte uma pequena parte na frente do papelão, o suficiente para mostrar apenas o display.

Agora, cole essa caixa no pedaço de isopor usando cola quente. Assim que você posicionar o conjunto, fure a caixa de sapato e o isopor com o palito de churrasco para construir um mecanismo que pode ser controlado. Isso vai ser muito útil para ajustar o foco da imagem.

Criando um suporte para o celular com caixa de papelão.

3. Opcionais

Algumas medidas adicionais podem fazer com que a qualidade final da imagem melhore um pouco, mas não são essenciais para que o projetor funcione. Uma delas é pintar todo o interior da caixa com tinta preta fosca para refletir o mínimo possível de luminosidade da tela. Outra dica é tampar todos os orifícios da caixa, evitando que a luz "escape" por esses buraquinhos. Para fazer isso, use fita isolante.

Outra possibilidade é fazer um furo na lateral da caixa para permitir que um cabo de carregador por ser conectado ao celular. Só não exagere: um buraco muito grande pode prejudicar a qualidade final da imagem.

Teste do projetor.

4. Teste do projetor

Para testar o projetor, encontre um ambiente que possa ficar completamente escuro e uma parede preferencialmente branca. Posicione a caixa, escolha o conteúdo a ser exibido e posicione o Galaxy S6 dentro do seu suporte.

Porém, aqui vai um ponto essencial para que tudo funcione corretamente: é preciso colocar o aparelho de forma que o conteúdo exibido fique de ponta cabeça. Agora, apague as luzes, aumente o volume e aprecie o seu projetor.

Como funciona esse projetor?

Como funciona?

O funcionamento desse projetor é muito simples e se assemelha muito ao que acontece no olho humano. A luz emitida pelo ambiente, ao chegar em nossos olhos, forma uma imagem na retina, mas de ponta cabeça.

Para conseguirmos interpretar a imagem, o nosso cérebro inverte tudo o que é captado na retina para que possamos ver o mundo da forma como ele realmente é. Curiosamente, esse também é o método de funcionamento das câmeras fotográficas.

.....

E aí, o que achou do nosso projetor construído com uma caixa de sapato, uma lupa e um celular? Com a ajuda dessa criação, é possível fazer as imagens saltarem de um display de 5,1 polegadas para uma tela de quase 40.

Gostou desse projetor do Área 42? Comente no Fórum do TecMundo!