Você já ouviu falar da lâmpada mágica? Trata-se de uma lâmpada que acende na sua mão, como se fosse mágica!

Na verdade, é um truque bem simples: um LED branco substitui o filamento incandescente do interior da lâmpada, que também ganha um par de baterias próprias.

O segredo é fazer uma ponte entre a base da lâmpada tocar a rosca metálica, de forma que o LED receba energia das baterias e acenda. Para isso, é possível utilizar qualquer anel de metal encaixado no ponto certo da base da lâmpada.

O projeto é relativamente fácil, e segue a mesma linha da nossa luminária com lâmpada queimada. A diferença é que dessa vez não podemos cortar a base da luz para não levantar suspeitas sobre alguma possível modificação.

Prepare-se para surpreender os seus amigos!

Materiais

  • 2 lâmpadas incandescentes brancas;
  • 1 LED branco;
  • 2 baterias de placa-mãe;
  • Fios de cobre.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Para completar, é preciso de um anel de metal para fechar o circuito entre a base e a rosca de metal. Caso você não tenha nenhum, é possível utilizar um pedaço de metal escondido sobre os seus dedos.

    A lâmpada deve ser daquelas brancas por dentro, pois assim o circuito modificado fica completamente escondido, dando a impressão de se tratar apenas de uma lâmpada comum.

    Nós também precisaremos de algumas ferramentas, como alicate, estilete, ferro de solda e cola quente.

    Preparando a lâmpada

    O primeiro passo da montagem é preparar o corpo da lâmpada mágica. Precisamos desmontá-la para inserir o LED e o circuito dentro. Como é praticamente impossível remover a base sem destruir o vidro, precisaremos de duas lâmpadas para preparar apenas uma.

    Vamos começar quebrando o vidro na base da primeira lâmpada e removendo, com cuidado, a rosca de metal. Depois, é preciso retirar toda a cola e os restos de vidro que ficaram presos no alumínio.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Veja como tudo deve ficar, depois da limpeza.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Depois disso, precisamos do bulbo de vidro. Para isso, vamos pegar a segunda lâmpada e, com muito cuidado, levantar a borda da base metálica com a ajuda de um estilete. Depois disso, é possível utilizar um alicate de ponta fina para remover o metal; sempre com muito cuidado para não trincar o vidro.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Depois disso, é preciso limpar a base da lâmpada. É possível raspar a cola com um estilete sem muita dificuldade. Veja na imagem a seguir como ficam as duas partes, depois de preparadas.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Preparando o circuito de iluminação

    Com a base da lâmpada preparada, vamos soldar um pequeno fio de cobre bem no fundo da rosca, no único ponto de metal disponível.

    Em seguida, soldamos o segundo fio na marca de solda que já existe na rosca metálica, pelo lado de fora mesmo. Depois, vamos soldar a haste positiva (maior) do LED no fio que está soldado no fundo da rosca de metal.

     

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    As duas baterias devem ser posicionadas em série, uma sobre a outra: o fio que está soldado na lateral da rosca metálica será preso no polo positivo das baterias. No polo negativo, soldaremos um terceiro fio.

    Para prender os fios nas baterias, basta utilizar fita adesiva. Nós os prendemos com fita transparente para facilitar a visualização, mas você pode utilizar fita isolante.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    O fio que está preso ao polo negativo da bateria deve ser preso à haste negativa do LED. Veja na imagem como fica o conjunto final. Na dúvida, confira o desenho do circuito para entender como tudo deve ser conectado:

    Para completar, envolvemos as hastes do LED com fita adesiva para evitar curtos-circuitos e posicionamos o conjunto dentro da lâmpada. Um pouco de cola quente na base servirá para manter tudo firme.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Veja duas lâmpadas, uma ao lado da outra: você consegue distinguir a lâmpada normal da modificada?

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Como acender a lâmpada?

    O segredo para acender a lâmpada é fechar um curto entre a rosca e sua base: funciona como se fosse um switch para ligar e desligar. Para fazer isso, você pode utilizar um anel de metal e, ao encostar a lâmpada nele, a luz deve acender.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    O mais legal é que somente você conhece esse segredo, enquanto todos os seus amigos vão ficar quebrando a cabeça para entender como você pode fazer a lâmpada acender apenas com a mão.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Participe do Área 42

    Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

    Envie um email para: area42@gruponzn.com

    Participação dos leitores

    Alexandre M. Aded – Araruama, RJ

    Computador montado na parede, como decoração [vídeo]

    Allisson Portilla - São Paulo, SP

    Computador montado na parede, como decoração [vídeo]

    Bruno Simões Gonçalves - Nova Viçosa, BA

    Como construir seu próprio suporte para notebook [vídeo]

    Guilherme Diniz – Jacareí, SP

    Como construir um controle arcade [vídeo] - TecMundo

    Guilherme Nardi – Bauru, SP

    Área 42: Fazendo as luzes dançarem conforme a música [vídeo]

    Ivann Ribeiro Sampaio - Montes Claros, MG

    Como construir uma geladeirinha USB [vídeo] - TecMundo

    Kaio Everton - Porto Grande, AM

    Como fazer o avião de papel mais irado do mundo [vídeo]

    Marcelo Luís Mucinato da Silva - São Joaquim da Barra, SP

    Como construir um amplificador de som caseiro para seu smartphone [vídeo]

    Não deixe de enviar a sua participação!

    Cupons de desconto TecMundo: