Gravar vídeos em movimento pode ser uma tarefa um pouco difícil, principalmente porque é preciso manter a câmera em uma posição fixa para que as imagens não fiquem muito tremidas.

Existem diversos equipamentos que permitem a estabilização da câmera, inclusive já mostramos aqui no Área 42 como você pode construir um estabilizador com poucas peças.

Mas e quando é preciso colocar a câmera presa ao corpo da pessoa que vai realizar a filmagem, como em cenas de ação, por exemplo? Muitas vezes, os atletas prendem câmeras no capacete ou em alguma parte de seus trajes, como no caso de alguns paraquedistas.

Desta vez, nós vamos aprender a construir um suporte que vai permitir que a câmera fique sobre o ombro, gravando imagens de você em terceira pessoa, como se fosse um jogo de video game. Esse tipo de filmagem fica muito legal em cenas de movimentação rápida e de ação.

Vamos à lista de materiais necessários.

Materiais

  • Um cano de PVC de 15 milímetros de espessura com aproximadamente 130 centímetros de comprimento;
  • 4 joelhos de 90 graus;
  • 4 joelhos de 45 graus;
  • 1 cap de PVC 15 milímetros;
  • 3 junções em T;
  • Cola plástica para PVC;
  • Parafuso e roscas para prender a câmera no suporte;
  • Três cintas com fivela no estilo “catraca”;
  • Agulha e linha.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Toda a estrutura do suporte será construída com os canos de PVC, porém será necessário utilizar as três cintas para fixar bem o conjunto no corpo e evitar que a câmera balance. Escolhemos o feixe no estilo catraca para permitir um ajuste mais firme do equipamento.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem

Cortando os canos no tamanho certo

Antes de começar a montagem, nós precisamos cortar os canos de PVC em diversas partes menores. Vamos precisar de:

  • 6 partes de 3,20 centímetros;
  • 2 partes de 5,10 centímetros;
  • 1 parte de 11,40 centímetros;
  • 1 parte de 14,60 centímetros;
  • 2 partes de 21 centímetros;
  • 1 parte de 31,10 centímetros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem do suporte

Para construir o suporte, basta encaixar as peças umas nas outras e colar todas elas para que o conjunto fique bem firme. Porém, antes de fazer isso nós devemos montar tudo e ver se o tamanho do braço que segura a câmera está com o tamanho adequado.

Veja na imagem a seguir como as peças devem ser encaixadas:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de ter tudo montado e posicionado no lugar certo, vamos marcar os encaixes com caneta para saber exatamente qual o ângulo certo na hora de remontar tudo.

Com tudo preparado, vamos passar para a montagem definitiva, colando as partes e lembrando sempre de apertar bem os encaixes para que o conjunto não fique frágil.

Montando a peça que vai segurar a câmera

Depois que a cola secar, vamos preparar a peça que vai segurar a câmera no lugar. Para fazer isso, nós vamos utilizar o cap de PVC. Essa peça não deverá ser colada, pois será preciso removê-la para prender ou soltar a câmera.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com uma furadeira, abrimos um furo bem no centro da peça. Passamos o parafuso por dentro e fixamos por fora com uma porca.

Agora, é só encaixar a câmera e prender essa peça no suporte.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Fixando as cintas no suporte

O equipamento deverá ser preso no seu corpo como uma mochila, portanto vamos prender uma cinta de cada lado do suporte.

A terceira ficará no centro e deverá envolver o seu corpo para garantir a firmeza do projeto.

Vamos pegar a primeira cinta e cortar ao meio. Depois, prendemos a parte que tem a fivela na parte de baixo do suporte; a outra metade deverá ficar na parte de cima do conjunto. Alguns pontos de linha devem ser suficientes para que ela fique bem presa no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A segunda deve seguir o mesmo procedimento: cortamos ao meio e costuramos uma parte em baixo e outra em cima.

A terceira cinta deve ser cortada ao meio e cada um dos lados precisa ser costurado nas laterais do suporte.

Veja como tudo deve ficar:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Observações importantes

Com as medidas do nosso projeto, você vai conseguir desenvolver um suporte que segura a câmera sobre o ombro e pega parte da sua cabeça e o início das costas no vídeo. Caso você deseje que a imagem pegue mais do seu corpo, é preciso aumentar o tamanho do braço que segura a câmera.

Nessa hora, a criatividade é o que manda. Como canos de PVC são baratos, nada impede que você desenvolva diversos protótipos até encontrar aquele que atenda melhor às suas necessidades.

A recomendação mais importante deste projeto é que você o construa com calma e certifique-se de manter tudo muito bem preso para garantir que a filmagem fique legal e, principalmente, que a câmera de vídeo não caia no chão durante as cenas de ação.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para garantir uma boa qualidade do vídeo em cenas de ação, é recomendável utilizar uma câmera de vídeo profissional e à prova d’agua, como uma GoPro, por exemplo, que é desenvolvida especialmente para gravar cenas de ação.

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação dos leitores

Desta vez, nós temos duas participações. A primeira é do Guilherme Matsuo, de Ribeirão Preto, SP, que viu o nosso projeto do reator ARC do Homem de Ferro e decidiu construir a sua própria versão. Ele substituiu os LEDs azuis do projeto original por LEDs brancos, conseguindo um efeito de iluminação muito legal.

(Fonte da imagem: Guilherme Matsuo)

A segunda participação é do Evandro Barros, que aproveitou a ideia de personalizar pendrives e desenvolveu os seus próprios modelos com muita criatividade.

(Fonte da imagem: Evandro Barros)

Gostou dos projetos? Faça como eles e não deixe de enviar a sua participação.

Cupons de desconto TecMundo: