Área 42: Aprenda a construir a sua própria árvore de Natal de fibra óptica [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Área 42: Aprenda a construir a sua própria árvore de Natal de fibra óptica [vídeo]

Falta menos de um mês para o Natal, e nada simboliza mais esta data do que um pinheirinho enfeitado com luzes e decorações. Desta vez, nós vamos construir o nosso próprio enfeite — mas com a cara do Área 42, é claro.

Toda a iluminação da árvore será feita com fibra óptica e LEDs.

Material

Vamos à lista com o material necessário:

  • 1 conjunto de fibra óptica para abajures (pode ser encontrado em casas de festa);
  • 3 LEDs de qualquer cor;
  • 1 bateria de 3 volts para placa-mãe;
  • 1 suporte para bateria;
  • 1 switch para ligar e desligar;
  • 1 tampa de garrafa pet;
  • 1 CD ou DVD;
  • 1 pote plástico com o diâmetro menor que o CD;
  • Arame;
  • 1 festão verde (enfeite natalino);
  • Enfeites de Natal diversos;
  • Cola quente;
  • Material de solda;
  • Ferramentas diversas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O conjunto de fibra óptica para os abajures é fácil de encontrar na internet ou em casas de festa por aproximadamente R$ 4. Vamos construir o conjunto do zero, portanto não necessitaremos da base do abajur.

Não se esqueça de utilizar os equipamentos de segurança: luva, máscara e óculos.

Montagem do circuito de iluminação

O circuito de luzes é bastante simples. Tudo o que precisamos fazer é soldar os três LEDs um no outro, conectando todos os terminais positivos e negativos entre si.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de prender tudo, devemos soldar o lado positivo dos LEDs no switch, e o switch no polo positivo da bateria.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O polo negativo dos LEDs pode ser conectado ao terminal negativo do suporte para bateria. Agora é só testar para se certificar de que o conjunto funciona adequadamente.

Preparando o canhão de luz

Para montar o canhão de luz que vai servir para iluminar as fibras, vamos pegar a tampa de garrafa pet e abrir um furo no meio: é nesse local que o conjunto de LEDs vai ficar posicionado, portanto o furo deverá ser compatível com eles.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de abrir o buraco, posicionamos os LEDs no lugar e, na parte de fora, aplicamos cola quente para manter tudo firme.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O conjunto de fibra óptica possui uma peça plástica embaixo: essa parte mantém o conjunto firme e serve para ser encaixada na base.

A base, no nosso caso, é o CD. O conjunto de fibra óptica deve ser encaixado no buraco que fica no centro do disco. Caso não seja possível prender a peça, basta aumentar um pouco a abertura até que a peça se encaixe e fique completamente firme no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O que precisamos fazer agora é alinhar o canhão de luz com o orifício do CD, mas, antes de fazer isso, vamos colar algumas tiras de fita isolante na parte transparente do disco para evitar que a luz escape. Depois, com as luzes posicionadas no lugar, aplicamos cola quente em volta.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O switch deve ser posicionado na lateral do pote plástico. Para isso, abrimos um buraco no recipiente utilizando o estilete e posicionamos a chave. Para prendê-la no lugar, mais um pouco de cola quente.

A bateria também pode ser colada na parte interna do pote para que o conjunto fique mais organizado. Se você quiser, pode abrir um buraco embaixo do recipiente para facilitar a troca da bateria, caso ela se esgote.

Para finalizar o conjunto, vamos prender tudo na parte inferior do CD.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montando a árvore de Natal

O passo seguinte é iniciar a montagem da árvore.

Para começar, vamos dobrar duas hastes de arame de 40 centímetros (ou mais, o tamanho da árvore depende de você) bem no meio. Feito isso, colamos ambas na parte lateral do CD, uma cruzando com a outra. Um pedaço de arame no topo deve servir para fixar uma na outra.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Antes de continuar, precisamos fixar as fibras ópticas no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Feito isso, vamos pegar o festão verde e prendê-lo nos quatro arames, bem abaixo da linha do CD. Em seguida, enrolamos até em cima — formando uma espiral — e prendemos da mesma forma. Feito isso, a nossa árvore de Natal já vai estar com o formato característico.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Acertando a iluminação

As fibras ópticas estão todas presas no interior da árvore. Precisamos distribuí-las igualmente pelo objeto. Para fazer isso, vamos puxar um pouco de cada vez por entre os galhos. Quando todas as fibras estiverem bem distribuídas, vamos pegar uma tesoura e cortar o excesso, mantendo a harmonia do conjunto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora é só acender e testar. Caso você deseje redistribuir algumas fibras, tudo bem. Basta ter cuidado para não danificar os “galhos” da árvore com movimentos bruscos.

Com tudo montado, só nos resta decorar a árvore e encontrar um local bem bonito para deixá-la.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Modificações

Esse projeto pode ser modificado de diversas maneiras. Para pular etapas, é possível utilizar a base do abajur de fibra óptica como ponto inicial da construção. Basta fixar o CD diretamente na abertura em que se encontram os LEDs. Depois disso, é só seguir o mesmo procedimento para a construção da árvore.

Nós optamos pela construção do conjunto completo pela possibilidade de se encontrar os conjuntos de fibra óptica separadamente — e porque criar tudo do zero é sempre mais divertido!

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação da semana

A participação desta semana é do Yan Andre. Lembram-se do dia em que ensinamos a desmontar o computador e colocar as peças na parede? O Yan lembrou e fez isso com a máquina dele. Veja como ficou legal!

(Fonte da imagem: Yan Andre)

Não deixe de enviar a sua participação!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.