Bilionários! Conheça as plataformas que já possuem 1 bilhão de usuários

6 min de leitura
Imagem de: Bilionários! Conheça as plataformas que já possuem 1 bilhão de usuários

Atingir a impressionante marca de 1 bilhão de usuários não é nem um pouco simples. Basta lembrar que esse número representa nada menos que 13,5% de toda a população do planeta e, considerando a quantidade total de usuários de smartphones no mundo, 1 bilhão soma quase 50% desse grupo, ou seja, a cada dois celulares, um deles possui um desses apps. Se fizermos a conta considerando quem utiliza a internet de qualquer maneira, incluindo em tablets, notebooks e desktops, 1 bilhão representa quase um terço da quantidade total.

Segundo declarou um dos ocupantes desse clube restrito, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg, um produto não é realmente relevante enquanto não tiver pelo menos 1 bilhão de usuários. Exageros à parte, a lista é formada por plataformas e aplicativos bastante óbvios para a gente e, se fôssemos chutar nomes, não erraríamos muitos. O que surpreende mais são os nomes que ficaram de fora: alguns produtos muito conhecidos, mas que não são tão populares quanto se imagina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Clube do Bilhão

Confira a seguir a lista com as plataformas que possuem mais de 1 bilhão de usuários:

Android

Se você optou por não comprar um iPhone, é muito provável que use um smartphone com sistema operacional Android, visto que o Windows Phone ou Mobile ainda não emplacou muito bem. Desenvolvido pela Google, o Android caiu nas graças do maior rival da Apple na área de celulares, a Samsung, e agradou muito o público que buscava um dispositivo bom e mais acessível.

Segundo informações da própria Google, o número de usuários do Android bateu a casa dos 1,4 bilhão no último mês de setembro: uma quantidade bastante considerável, levando em conta o número total de smartphones.

Chrome

Considerado o mais popular navegador da atualidade, o Chrome coloca na lista de bilionários mais um produto da Google. Figurando na lista de 1 bilhão de usuários desde maio de 2015, o Google Chrome bate por pouco o Firefox como o browser mais baixado com o Internet Explorer. Piadas à parte, o navegador se tornou bastante popular por sua agilidade e facilidade de uso.

Facebook

A rede social mais utilizada do mundo já bateu uma marca impressionante: 1,6 bilhão de usuários, mais de um quinto da população do mundo. Mas mais surpreendente do que isso é que mais de 1 bilhão de pessoas acessam todos os dias o Facebook, compartilhando ideias, pensamentos, opiniões e muitas fotos e vídeos de gatos.

Em um mundo moderno como esse onde vivemos, o Facebook se tornou o centro de encontro e contato social de pessoas que nem sempre podem se ver pessoalmente, promovendo reencontro de amigos e familiares e funcionando como um meio de manter próximas pessoas que não poderiam ter contato no mundo real.

Facebook Groups

Mais uma criação de Mark Zuckerberg, o Facebook Groups é o aplicativo que serve unicamente para as pessoas interagirem nos grupos criados dentro da rede social. O app bateu a marca de 1 bilhão de usuários recentemente, no mês de janeiro de 2016. Apesar de ser possível publicar e ler mensagens de grupos do Facebook através do aplicativo original, esse recurso proporciona uma interação maior e melhor para quem tem muito o que compartilhar com os amigos dos grupos.

Gmail

A popularidade do serviço de email da Google é incrível! Bateu a marca de 1 bilhão de usuários recentemente, com uma interface bonita e limpa, o que facilita sua utilização por qualquer tipo de pessoa, desde os experts em plataformas online até os menos capacitados.

Seja o Gmail acessado por um aplicativo de smartphone ou por um computador desktop, ele apresenta recursos que agradam todos, tornando-o o mais popular serviço de correio eletrônico do mundo.

Google Play

Ninguém é maior que a Google Play na categoria loja online de aplicativos. Deixando a App Store da Apple para trás, o recurso de aquisição de apps presente em todos os smartphones e tablets com Android pegou carona com a popularidade do sistema operacional e atingiu a quantidade de 1 bilhão de usuários. Apesar disso, a Google Play ainda não está presente na totalidade de dispositivos com Android, visto que nem todos possuem a plataforma instalada como padrão. Imaginem se tivessem!

Google Search

É dificílimo para todos nós pensar na internet sem o Google Search. A plataforma de busca da marca mudou a história da internet e se tornou referência entre praticamente 100% dos usuários da rede mundial. Anteriormente, qualquer coisa que você quisesse encontrar na Web era procurada pelo Google. Hoje, mais do que isso, o serviço responde perguntas quase existenciais e fala até se vai chover! Não é à toa que recebe mais de 3 bilhões de visitas diárias, sendo, talvez, o campeão desta lista.

Microsoft Office

O pacote Microsoft Office é praticamente o centro do trabalho de quem usa um computador para ganhar a vida. Seus softwares mais populares são o editor de texto Word, o criador de planilhas Excel e o produtor de apresentações em forma de slides PowerPoint, entre outras ferramentas muito úteis e práticas.

Lançado em 1988 pela Microsoft, o Office mudou a maneira como produzimos em um computador pessoal e vem desde então aperfeiçoando seus recursos e angariando cada vez mais usuários, tendo uma quantidade combinada de 1,2 bilhão deles.

Televisão

Apesar de um pouco esquecida nos últimos tempos, não podemos diminuir a importância da televisão. Calcula-se que pelo menos 1,4 bilhão de residências possuam pelo menos um televisor, com uma média de 4 pessoas fazendo uso de seus recursos. Isso representa nada menos do que 79% de todas as moradias do mundo.

Esse valor acaba sendo enorme para uma plataforma de informação e entretenimento tão antiga e que vem sofrendo com a popularidade de serviços de streaming de filmes, séries e outros tipos de programas através da internet.

WhatsApp

O calouro deste seleto grupo é um dos comunicadores mais usados no planeta. Extremamente popular também no Brasil, o app foi comprado pelo Facebook em 2014 e, a partir daí, não parou mais de crescer. Caiu no gosto das pessoas por sua simplicidade e seus recursos de envio de fotos e vídeos pela internet.

O uso desse serviço praticamente matou o SMS no Brasil, o que irritou bastante as empresas prestadoras de serviço de telefonia móvel no nosso país, que já tentaram de todas as maneiras taxar o uso do WhatsApp de alguma forma. O aplicativo anunciou o seu bilionésimo usuário na última segunda-feira (1º), mas o avanço não deve parar por aí. Segundo uma postagem no blog oficial da plataforma, eles ainda têm um longo caminho pela frente e mais 6 bilhões de pessoas para serem convencidas a usar o WhatsApp.

Windows

Após completar 30 anos em 2015, o sistema operacional da Microsoft já chegou a dominar 90% da categoria, derrotando com facilidade seus concorrentes. Com uma nova versão, a de número 10, o Windows entrou em 2016 com cerca de 1,5 bilhão de usuários somando todas as suas edições, apesar de hoje em dia, com a ascensão dos dispositivos móveis, estar crescendo menos que o Android, por exemplo.

YouTube

O serviço de streaming de vídeos mais popular do mundo não parou de crescer depois de ter sido comprado pela Google. Segundo a empresa, quase um terço de todas as pessoas conectadas à internet utiliza o YouTube. Essa soma ultrapassa tranquilamente a marca dos 1 bilhão de usuários que assistem diariamente a milhões de horas de vídeos e geram bilhões de visitas.

Quem ainda não chegou lá

Alguns serviços, aplicativos ou plataformas bastante populares podem nos surpreender por ainda não terem mais de 1 bilhão de usuários. É o caso, por exemplo, do Twitter, com “apenas” 320 milhões de contas ativas, apesar de registrar quase 1 bilhão de visitas diárias e visualizações de tweets embutidos.

Outro aplicativo que não aparece na lista, por incrível que pareça, é o Instagram. A rede social de fotos mais popular dos dispositivos móveis ainda está na casa dos 400 milhões de usuários. O Facebook Messenger bate na trave com 800 milhões de usuários angariados recentemente pela necessidade de seu uso para acessar as mensagens privadas da rede social.

O iTunes também chega perto da lista, também com 800 milhões de usuários, valor impressionante considerando que produtos da Apple ainda não chegam muito perto desses valores altos.

Qual aplicativo é o mais essencial para você em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.