Usuários de smartphones Android que fizeram uso do aplicativo "Adult Player" provavelmente estão enfrentando uma baita dor de cabeça. O app, que promete a visualização de vídeos pornográficos totalmente gratuitos, registra fotos do usuário com a câmera frontal durante a reprodução da "sacanagem" e depois bloqueio o aparelho exibindo essa fotografia. Ao tentar desbloquear o dispositivo, o usuário é apresentado a uma página de cobrança do PayPal que exige o pagamento de US$ 500 (aproximadamente R$ 1.912 em conversão direta na cotação atual) para liberar o smartphone e deletar essa imagem.

Em determinado momento, o aplicativo malicioso ainda exibe uma tela que tenta simular informações governamentais dos Estados Unidos. Selos do FBI e outros órgãos do país, além de fotos do presidente Barack Obama e dados de um suposto caso de investigação são exibidos para tentar convencer o usuário de que aquela é uma trapaça legítima.

Sugestão: nunca instale o aplicativo chamado "Adult Player".

Se você acha que reiniciar o smartphone é uma solução válida, saiba que se livrar do tal "Adult Player" não é uma tarefa tão fácil assim. Por causa das permissões concedidas durante a instalação, o aplicativo ainda permanece funcional e com total controle sobre aparelho mesmo após ele ter sido reiniciado diversas vezes.

O app malicioso exige pagamento de recompensa para liberar o aparelho e ainda mostra supostos dados do FBI.

Como se livrar dele?

Para se livrar dele, uma alternativa é reiniciar o aparelho em modo de segurança – o que varia de dispositivo para dispositivo –, remover as suas permissões de administrador e desinstalá-lo normalmente através da própria interface do Android. Outra opção é formatar o smartphone, o que acaba apagando todos os seus dados.

Portanto, para não ter que lidar com nenhuma dessas situações, o melhor mesmo é ficar longe desse aplicativo e sempre verificar as permissões exigidas pelo app na hora da instalação. Outra dica é apostar em programas que sejam disponibilizados por fontes seguras, como a própria Google Play. Autoridades já estão investigando esse aplicativo e logo os suspeitos devem ser identificados.

Aplicativo de vídeos adultos no Android tira foto dos usuários, bloqueia o aparelho e exige recompensa. É muita sacanagem, não é mesmo? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: